segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Biomecanica - Cinemática e Cinética

04/08/08
Cinemática – estudo do movimento, sem força – eu só descrevo o movimento
Cinética – estudo do movimento considerando as forças que a geram – mais detalhada

Segmento – parte do corpo que começa e termina em uma articulação.
Articulação – é a união entre 2 ou mais ossos.

Centro do Corpo
Axial – Cabeça
Pescoço
Tronco

Lateral do Corpo
Apendicular - MMSS – Braço – Antebraço – Mão
MMII – Coxa – Perna – Pé

Articulação – MMSS – Ombro – Cotovelo – Punho
MMII – Quadril – Joelho – Tornozelo

Medial – vai em direção a minha médica
Lateral – se afasta da minha médica
Ex.: músculo + próximo do meu centro
Músculo + longe do meu centro

Distal – distante do eixo
Proximal – próximo do centro
(ex.: ombro = proximal punho = distal)
Superior – em cima
Inferior – em baixo

Anterior – frente
Posterior – atrás

Ventral – frente
Dorsal – atrás

Decúbito dorsal – barriga para cima
Decúbito ventral – barriga para baixo

Ipsilateral – do mesmo lado
Contralateral – lado contrário