quinta-feira, 4 de setembro de 2008

C. Sociais - Revolução Francesa

26/08/08
Alguns países absolutistas
- Inglaterra - Henrique VIII no século XVII
Elizabeth I - século XVII
- Luiz XIV - França (1643-1715)
- Fernando e Isabel - Espanha século XVI

3 ORDENS
Clero - igreja
Povo - camponeses
Nobreza - reis, condes, nobres

Estados

Somente o 3º estado (povo) pagava impostos,,,ou seja, as outras duas camadas eram financiadas pelo povo.
Se alguém fosse contrário ao rei, por exemplo, querer praticar outra relegião, ele era preso na bastilha.
Devido a isso o povo ficou desnorteado com toda essa situação de miséria.
O povo falou chega, vamos pras ruas, ai eles foram pras ruas prá tirar o rei do poder...primeira coisa, foram destruir a bastilha,,,,saiam gritando: liberdade, igualdade e fraternidade.
Durante essa revolução, grande parte da nobreza fugiu,,,,só que qdo o rei e sua esposa estava tentando fugir, foram mortos pelo povo.
Então confiscou todos os direitos feudais,,,a igreja ganhava terra,,,,,apareceu os direitos do homem e do cidadão...
O que seria isso hoje?
Declaração dos direitos humanos.
Fazia com que eles tivesse particiçaão política, mais justiça, menos miséria,,,a revolução francesa foi muito importante, pois acabou com o absolutismo (rei), e ai surgiu o capitalismo.
Não temos um país monarquista, mas ainda sofremos domínio social? Pq? O rico ta cada vez mais rico,,,a igreja,,,,,só mudou da monarquia para o presidencialismo.

Questões:
1- O que foi a Revolução Burguesa? Dê exemplo dos países onde ocorreu.
As revoluções Burguesas são um momento significativo na história do capitalismo, na medida em que serão elas que contribuirão para abrir caminho para a superação dos resquícios feudais e, portanto, para tornar possível a consolidação do modo de produção capitalista.
Ocorreu na inflaterra, espanha

2- O que vem a ser um país absolutista, dê um exemplo:
O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos.

3- Durante a revolução francesa, Luiz XVI perdeu seus poderes absolutistas; o feudalismo foi abolido e os bens eclesiásticos nacionalizados. Isso aconteceu:
a) No ano da queda da Bastilha x
b) Durante o período do terror
c) Na fase da convenção

4- A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada de que forma, explique:
No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que, como já dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos.

5- Como era formada a base da sociedade? Explique:
Era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia)

6- Como era a vida dos trabalhadores e camponeses?
A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho.

7- Por que se deu a Revolução Francesa? Quais foram as atitudes do povo?
O povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI.

8- Qual foi o primeiro alvo dos Revolucionários?
Foi a Bastilha

9- Durante o processo Revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir: O que aconteceu ao Rei Luiz XVI e sua esposa Maria Antonieta?
Foram guilhotinados

10- No mês de agosto de 1789 a assembléia constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a declaração dos direitos do homem e do cidadão. O que significava este documento?
Trazia significativos avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.

11- De acordo com os nossos estudos podemos dizer que a revolução francesa foi um importante marco na história moderna da nossa civilização. Porque?
Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados.