terça-feira, 16 de setembro de 2008

C. Sociais - Karl Marx

16/09/08
Além da influencia na sociologia, teve influencia em outras áreas.
Filosofia, economia e história
Quando surgiram os movimentos dos operários? Ele começou a instruir os operários.
Alienação – transferência ou venda de um bem de direito.
Ele passou a dominar a alienação, para falta, ou exclusão.
Outros filósofos alemães, assim como ele, deu outro conceito de alienação.
INJUSTIÇA
As pessoas trabalham, produzem, e o fica tudo para o empresário, e ele não achava isso justo.
Karl Marx tinha idéia de estado....um homem radical,,,,só a sociedade dominante era mais importante.
Era dirigido pelo governo que via a classe mais alta somente.
Nós éramos alienados, separados e mutilados devido a tudo isso, e que só poderíamos nos libertar novamente....qdo tivéssemos uma critica radical contra a tudo isso.
Só vamos mudar a política através da nossa consciência, dando um novo segmento ao estado.
Propunha ação libertadora do homem, de exigir seus direitos, de cobrar seu direitos.
Dividiu as classes sociais em 2 classes:
Capitalistas(burgueses, donos das empresas)
Proletariados (trabalhador), pois estamos vendendo nosso trabalho para poder sobrevier.
E então começaram a fazer sua reivindicação... e até hoje essa luta prevalece...são poucas as empresas que dão porcentagem dos lucros aos funcionários.
O trabalhador não podia ganhar pouco...tinha que ter salário justo.
MAIS VALIA – era o valor excedente que ele não ganhava.
Sou uma costureira, e minha meta é produzir 10 calças por dia, pois com isso já pagaria o meu salário. A partir das 10 calças posso cruzar os braços? Então MAIS VALIA, seria o que produzisse a mais.
Quando o patrão percebeu isso, resolveu aumentar a carga de trabalhado, por isso a MAIS VALIA se tornou relativa....pois o funcionário tinha o cansaço físico contra ele.

CONTRIBUIÇÕES
Manifesto comunista
Crítica da economia política
O capital
Tinha algumas idéias revolucionárias
Socialismo que ele propõe, é aquele do comunismo?
Os comunistas não aceitam o governo.

QUESTÕES:
1- Além da sociologia quais foram as outras áreas que Karl Marx teve influência?
Filosofia, economia e história

2- Qual o conceito de alienação a partir de 1712?
Passa a predominar para o termo a idéia de privação, falta ou exclusão.

3- Qual o conceito de alienação para Karl Marx?
Desumanização e injustiça.

4- Qual era a idéia de estado demonstrada por Marx?
O estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta.

5- Como o homem pode recuperar sua integridade de acordo com Marx?
Pela crítica radical ao sistema econômico, à política e à filosofia que o excluiriam da participação efetiva na vida social.

6- O que o marxismo propunha?
Opção libertadora do homem.

7- Como eram formadas as classes sociais? Comente:
PROLETÁRIADOS – trabalhadores despossuídos dos meios de produção, que vendem sua força de trabalho em troca de salário.
CAPITALISTAS – que possuindo meios de produção sob a forma legal da propriedade privada, aproximam-se do produto do trabalho de seus operários em troca do lário do qual eles dependem para sobreviver.

8- O que Marx chamava de MAIS VALIA?
É o valor excedente produzido pelo operário.

9- Como o capitalista pode obter a MAIS VALIA absoluta?
Procurando aumentar constantemente a jornada de trabalho. Mas isso esbarra nos limites físicos do trabalhador e na necessidade de controlar a própria quantidade de mercadorias que se produz.

10- Quais foram as contribuições deixadas por Marx?
Manifesto comunista.
Contribuição à crítica da economia política.
O capital.

11- Quais eram as idéias de Marx?
Socialismo que levaria ao comunismo.
Repartir as coisas de forma igual.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Biomecanica - Equilíbrio

15/09/08
É o controle do centro de gravidade CG, sobre a base de sustentação, em movimento ou ou manutenção de postura.
CG – é o ponto ao redor do qual, todas as distribuições corpóreas de maneira igual.
Se eu pego uma bola,,,exatamente no centro dela é o seu CG
No corpo humano: é localizado na 2ª vértebra sacral.
E em movimento este CENTRO muda constantemente.
Se eu cortar no meu umbigo, terei o membro superior mais pesado que o meu inferior.
Porém o membro inferior tem um tamanho maior que os superiores.
Quanto maior for a minha base de sustentação, maior meu equilíbrio.
Base de sustentação = por exemplo: quando deitado meu corpo todo é base de sustentação.
Mas se meu CG sair da minha BASE DE SUSTENTAÇÃO – eu perco o equilíbrio.
O movimento do CG deve estar próximo do CG do meu paciente, ou do objeto que quero levantar.

3 tipos de equilíbrio:

Estável – qdo desloco o CG e tende a se manter na mesma base de sustentação anterior....ou seja eu saio do CG e depois consigo voltar.

Instável – alguém me empurra e não consigo voltar, ou seja, preciso fazer uma nova base, ou dou um passo prá frente ou para trás, quando tropeçamos, o centro de gravidade sai da base e então damos um passo para recuperar a base.

Neutro – cadeirante, qdo desloco na cadeira de roda, o CG se desloca também, mas irá permanecer no mesmo nível...no carro é a mesma coisa.

Tudo depende também da minha superfície...quanto mais instável, mais difícil o equilíbrio.

ESTABILIDADE

Resistência que o corpo tem a perda do equilíbrio:

1- Altura do CG acima da base de sustentação: ficar parado na ponta dos pés, meu CG subiu, por isso fica mais difícil equilibrar-se.

2- Tamanho da base de sustentação (área circundada pelas bordas externas do corpo em contato com a superfície ou superfícies de apoio).

3- Localização da linha de gravidade dentro da base de sustentação.

4- Peso do corpo.

Ou seja, estável é:
Quanto mais baixo, melhor.
Quanto maior a base, melhor.
Quanto mais próximo da linha de gravidade, melhor.
Quanto maior for a massa, melhor.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Morfologia - Tecido Epitelial

12/09/08
Formam superfícies, por isso precisam estar bem juntinhos.
Função – revestir superfícies
Externamente – camada quiratina
Internamente – sem quiratina
PROTEÇÃO
TRANSPORTE TRANSCELULAR – se as células estão bem juntas como chega o oxigênio? Através do sangue vindo do TECIDO CONJUNTIVO.
SECREÇÃO – suor
ABSORÇÃO –
PERMEABILIDADE SELETIVA – deixa passar alguns ítens
DETECÇÃO DE SENSAÇÕES - sensoriais

Células de REVESTIMENTO: 2 tipos
GLANDULARES – produz substâncias
NEOROEPITALIARES – sensoriais

GLICOCÁLICE – substancia rica em glicoproteínas
Inibição por contato, ou seja, quando as células estão crescendo e se tocam elas param de crescer.

LAMINA BASAL
Logo abaixo do tecido Epitelial
Encontro nela proteínas do tipo colágenos e glicose
FUNÇÕES – prende o epitélio ou tecido conjuntivo adjacente e permite a passagem de várias moléculas. Servir de transição entre 2 tipos de tecidos.

ESTRUTURAS DE ADESÃO
Para poder se manter aderido, suprindo todo o teu sistema, ele pode desgrudar uma célula da outra, mas não desgruda, devido a:
JUNÇÕES CELULARES – DESMOSSOMOS – HEMIDESSOMOS – e tem mais um mas não anotei

ESPECIALIZAÇÕES DA SUPERFÍCIE LIVRE DAS CELULAS EPITELIAIS
Microvilos – aumentar a absorção de substancias. Dobradinha com feijão branco
Cílios e Flagelos – pelinhos

TIPOS DE EPITÉLIOS
SIMPLES - formado por uma camada apenas de células
a) Pavimentoso – as células não tem formato regular – vasos sanguíneos e linfáticos
b) Cúbico – formas de cubos – externo do ovário
c) Cilíndrico – forma de cilindro – intestino e vesícula biliar
ESTRATIFICADO – formado por mais de uma camada de células
a) Não-queratinizado – cavidades úmidas, boca, esôfagos
b) Queratinizado – partes secas principalmente a pele
c) Cúbico – glândulas sudoripas
d) Pseudo-estratificado – células falsas - estraticadas

EPITÉLIOS GLANDULARES
Específicas para produzir e armazenar substancias:
COMO SE FORMAM AS GLANDULAS
Cresde o tecido epitelial – depois começa a crescer para dentro – depois forma uma bolsa de células – e conforme a pessoa vai amadurecendo na vida embrionária – e as glândulas vão se formando....glandulas endódrinas e exódrinas

De acordo com a natureza:
EXÓDRINAS – apresentam ductos que vai jogar sua secreção e vai sair para a posição externa da célula.
ENDÓDRINAS – todo seu produto vai para o sangue.

EXÓCRINAS
De acordo com os canais elas podem ser:
SIMPLES – 1 ducto
COMPOSTA – 2 ou mais ductos

De acordo com o modo de eliminação:
MERÓCRINAS – produz mas não se desintegra – pâncreas – insulina e glucagon
HOLÓCRINAS – desintegram e formam a sua secreção - sebáceas
APÓCRINA – sai apenas partes do citoplasma além da substancia – mamárias

TECIDO CONJUNTIVO
As células são bem separadas....
Mas pode ficar sem nada entre elas???
Não ... encontramos matrizes extracelulares
FUNÇÕES:
Sustentação, proteção, etc
MATRIZ EXTRACELULAR – sustenta as células na posição, fica entre as células, por isso é necessário muita fibra.
SUBSTANCIA FUNDAMENTAL – há tipo um gel AMORFA – tipo um gelatina – essa gelatina tem proteínas + glicose, glicose + aminoácidos.
Ela está dispersa com um monte de fibra, pois tem um arcabouço, prá elas não caírem com a lei da gravidade.
FIBRAS DO CONJUNTIVO
FIBRAS COLÁGENAS – ELÁSTICAS – RETICULARES
O colágeno é produzido por fibroblastos, osteoblastos, condroblastos(tecido que reveste o osso).
TIPOS DE FIBRAS
Colágenas - cola mesmo no rompimento de um osso por exemplo, depois entra os minérios.
Tipo 1 -
Reticulares – associadas a fibras colágenas do tipo 3 – uma trama para sustentar os órgãos.
Elásticas - possui elastina – nas paredes dos vasos – em ligamentos.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Fundamentos - Epidemias

11/09/08
Podem ser conseqüência:
-de exposição a agentes infecciosos
-substâncias tóxicas
-carência de determinado(s) nutriente(s).
Podem evoluir por períodos que variam de dias, semanas, meses ou anos (excesso de casos comparado à freqüência habitual)
CLASSIFICAÇÃO
Evolução no tempo e no espaço
PANDEMIA – evolui disseminando-se por amplas áreas geográficas, geralmente mais de um continente, atingindo elevada proporção da população. Exemplo: gripe.
ONDAS EPIDÊMICAS: quando se prolongam por vários anos. Exemplo – epidemias de doença meningite.
NÍVEL ENDÊMICO: freqüência e distribuição, em agrupamentos humanos distribuídos em espaços delimitados, mantém padrões regulares de variações num determinado período, ou seja, as oscilações na ocorrência das doenças correspondem somente às flutuações cíclicas e sazonais(variar de acordo com a época do ano, clima, etc).
INDICÊNCIA
Numero de casos novos de uma determinada doença durante um período definido, numa população sob o risco de desenvolver a doença.
PREVALÊNCIA
Proporção de pessoas numa dada população que apresentam uma específica doença ou tributo, em um determinado ponto no tempo.

Fundamentos - Epidemiologia

04/09/08 - cooperação Patricia (Burguer King)
Estudo identifica componente de agravo a saúde, relaciona a saúde a especificações de eventos.
1º estudo -> Grécia (Hipócrates) ocorrência de doença na população racionalizar o pq das doenças.
XVII John Graint
-Variação sazonal – época do ano
-Diferença entre sexos na distribuição rural, urbana
-Contagem da população
-Mortalidade infantil variada
Fundador da estatística e epidemiologia.
· Ensaio – estudo transmissão da cólera
Frequência e padrões dos eventos.
Epidemiologia auxilia na prevenção.
Preocupação inicial – doenças infecciosas.
Hoje – qualquer agravo a saúde
Epidemiologia – população específica.
OBJETIVOS
- agentes
- entender transmissão - medicas preventivas.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

C. Sociais - Emile Durkhein

09/09/08
EMILE DURKHEIN
O fato social independe da nossa vontade
3 características básicas
-COERÇÃO SOCIAL – me matriculei e hoje tem aula de ciências sociais – e eu odeio esta disciplina – mas o MEC mandou incluir – portanto eu preciso freqüentá-la.
Primeira COERSÃO SOCIAL - família – regras impostas pelos pais – vc quer sair passear, mas esteja em casa até as 23hs.
-REGRAS SOCIAIS – educação – quando chego preciso cumprimentar as pessoas – nós não podemos opinar – precisamos estar seguindo
-GENERALIDADE – regras gerais – vou começar a vincular nota ao comportamento em aula – estou falando isso a todos, e não somente para os bagunceiros.
Adaptação – achava que o crime era normal – pois existe no geral e não só no Brasil – por isso tudo que existe no geral é normal.
A FORÇA ERA DE DUAS FORMAS
Legal – é aquela que estou dirigindo embriagado, com a lei seca, o guarda me para e me pede para fazer o 4, não consigo e ele me aplica uma multa...ou seja, de forma legal.
Espontânea – alguém fazendo barulho na sala atrapalhando – e a própria sala pede silêncio, não o professor – garota entra na sala vestindo micro-saia, as próprias meninas acharam ruim e podem até chamar atenção.
EDUCAÇÃO
Formal – aquela que aprendo na universidade, escola
Informal – é aquelas que aprende-se em casa, roda de amigos.
Qualquer uma das duvidas é válida, pois irá difundir valores prá pessoa.

Consciência Coletiva – vai determinar os atos de uma sociedade, dividindo em 3:
Imoral – Reprovável – Criminoso




Solidariedade de Mecânica
Lá atrás antes do capitalismo – suponhamos que o pai tivesse uma industria têxtil – começou a trabalhar e o pai morreu – família enorme – vc terá que assumir a industrial – mas quero fazer fisioterapia – mas passou do avo para o pai e vc precisa assumir a industria.
Isso pode acontecer com a religião e outros.

Solidariedade Orgânica
Vou herdar a indústria, mas vou colocar pessoas para assumirem – e vou fazer meu curso de fisioterapia.

Questões
1- O que vem a ser Coerção Social?
Força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade ou escolha.

2- Quando a força da Coerção Social se manifesta?
Quando os indivíduos desenvolvem ou adquirem um idioma, quando é criado e se submete a um determinado tipo de formação familiar.

3- Como as forças coercitivas se dividem? Explique e de exemplos:
Em legais, são sansões precritas peslas sociedades eleis
Espontânea, são as que afloram como resposta a uma conduta considerada inadequada por um grupo ou pela sociedade, exemplo fumar em lugar proibido, jogar lixo no chão, etc

4- Qual é a terceira característica do fator social 2º Durkhein? dê exemplos:
Generalidade - vou começar a vincular nota ao comportamento em aula – estou falando isso a todos, e não somente para os bagunceiros.

5- O que vem a ser Consciência Coletiva e o que ela define?
É a forma moral vigente na sociedade. Define o que, numa sociedade, é considerado imoral, reprovável ou criminoso.

6- Defina Solidariedade Mecânica:
É aquela que predominava nas sociedades pré capitalistas, na qual os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião da tradição e dos costumes, permanecendo independentes e autônomos em relação a divisão do trabalho social.

7- Explique Solidariedade Orgânica:
Aquela típica das sociedades capitalistas, em que pela acelerada divisão do trabalho social os indivíduos se tornavam interdependentes.

8- Nas sociedades capitalistas a consciência Coletiva se afrouxa, ao mesmo tempo em que os indivíduos tornam-se mutuamente dependentes, por quê?
Típica das sociedades capitalistas em que pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornavam interdependentes, o que garante a união social em lugar dos costumes.

9- Durkhein considera um fato social como normal quando se encontra generalizado pela sociedade, por quê?
Pq em toda sociedade existe crimes e valores, e o ser humano se adapta a eles.

10- A educação formal e informal para Durkhein é importante, justifique:
Pq após algum tempo, as regras ficam internalizadas nos membros do grupo e se transformam em hábitos.

C. Expressão - Informações Implícitas

02/09/08
Exercícios
1) O que pressupõe o verbo “continuar” na frase:
“Não podemos aceitar que continue em vigor uma política fiscal ultrapassada e injusta.”
R.: Que já existe uma política fiscal ultrapassada e injusta

2) Observe:
a) Os índios brasileiros, que abandonaram suas tradições, estão em fase de extinção.
Pressuposto = TODOS os índios brasileiros estão em fase de extinção
b) Os índios brasileiros que abandonaram suas tradições estão em fase de extinção.
Pressuposto = alguns índios, somente os que abandonaram suas tradições

03/09/08
Exercícios (continuação)
3) “O Ministério da Fazenda descobriu uma nova esperteza no Instituto de Resseguros do Brasil. O Instituto alardeou um lucro no primeiro semestre de 3,1 bilhões de cruzeiros, que esconde na verdade um prejuízo de dois bi. Brasil, Cuba e Costa Rica são os três únicos países cujas empresas de resseguros são estatais.”

a) O adjetivo nova instaura no texto um pressuposto.
Qual? à indica que já houveram outras espertezas
Tal pressuposto desmoraliza ou prestigia o Instituto? à desmoraliza

b) Ao dizer que o Instituto alardeou um lucro de 3,1 bilhões de cruzeiros a escolha do verbo (alardeou) cria mais um pressuposto.
Qual? à o lucro na verdade era prejuízo
Este 2º pressuposto é desmoralizante para o Instituto? Sim

4) “É preciso que os sindicatos encaminhem as negociações com responsabilidade, com senso de patriotismo, sem induzir os trabalhadores a radicalismos inaceitáveis.” – Descreva os pressupostos:
1 Os sindicatos não costumam encaminhar com responsabilidade
2 Os sindicatos costumam induzir os trabalhadores

5) “Quando entrarmos em contato com seres inteligentes de outros planetas, os presumíveis mistérios acerca de sua existência serão esclarecidos.”
Descreva os pressupostos.
1 Que nunca houve contato com os seres de outros planetas
2 Que mistérios acerta de sua existência nunca foram esclarecidos

6) “Os acidentados foram socorridos num pronto-socorro do INSS, mas saíram de lá sãos e salvos.” – O efeito de humor e o tom satírico desse enunciado é produzido pelo uso da conjunção mas. Explique.
Crítica aos prontos socorros do INSS

C. Sociais - Questões Rev Indu

02/09/08 cooperaçao Leonardo (Poázense)
Questões
1- O que foi a era do carvão e ferro?
Conjunto de transformações que ocorreram no século XVII

2- Entre os diversos fatores que se encontram na origem do processo de industrialização quais os que merecem destaque?
Substituição de energia química pela mecânica

3- Além dos processos escritos acima quais são os outros fatores importante da revolução industrial?
Indústria têxtil e o aparecimento da classe operária

4- O que ocasionou a primeira revolução industrial?
O processo de migração do campo para a cidade com o surgimento das novas máquinas, o exército industrial de reserva.

5- O que foi Ludismo?
Movimento espontâneo dos operários contra as máquinas.

6- Entre as invenções que assinalaram o começo da 2ª revolução industrial 3 merecem destaque, quais são:
Processo de Bessemer (transformação do ferro em aço), dínamo (vapor em eletricidade) e o ouro negro (força motriz de navios e locomotivas)

7- Em ano surgiu a nanotecnologia e quem foi o responsável pelo surgimento?
1965 Richard Feynman

8- Escreva duas curiosidades da internet, dada em aula:
Em 1958 a NEC do Japão, construiu o primeiro computador eletrônico do país, o NEAC Em 2005 eram 11,5 milhões de brasileiros com internet em casa, e passam cerca de 16:54hs online.

9- Defina nanotecnologia e nanociência:
Nanociência – estudo dos fenômenos e manipulação de materiais atômicos, moleculares e macromoleculares
Nanotecnologia – é uma tecnologia que se baseia na utilização de atamos em bloco de construção (nanomáquinas)

10- O que a nanotecnologia pode trazer de benefícios para a saúde?
Criar pequenas máquinas para ajudar a detectar todos os tipos de doença.

11- O que foi o exército industrial de reserva?
Foi a massa da população que estava a espera de emprego, na época da primeira revolução industrial, a qual se tornou muito grande pela troca de energia física pela mecânica

12- Quais foram as causas gerais da revolução industrial?
Revolução comercial, acúmulo de capital e aparecimento das máquinas

13- Comente sobre a 3ª Revolução Industrial e explique seus benefícios:
Revolução na qual foram inventados os computadores e outras máquinas inteligentes, com os benefícios de organizar e coordenar melhor as tarefas a curto e a longo prazo.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Patologia - Proteínas e Questões

05/09/08
Proteínas – transporte ou secreção
Produzida (núcleo – RE – Complexo de Golgi)
Acúmulo de proteínas – tóxico (mutações genéticas)
Interfase – síntese protéica – mal de Parkinson – alzeimer

Questões
1) Após uma biópsia ficou constatado que o paciente apresentava uma diminuição no número de miofilamentos, RE e Mitocôndrias. Qual o possível diagnóstico?
Diminui energia na célula com a queda no número de mitocôndriasRE - produção de hormônios, acúmulo de cálcio para contração. Não está contraindo bem.MioFilamentos = automaticamente estão diminuídos.HIPOTROFIA

2) O paciente relata a seu médico que tem o desejo de aumentar a sua massa muscular e para isso deseja realizar um acompanhamento nutricional. Na sua opinião quais os fatores que podem interferir neste processo?
Capacidade (célula pronta par produzir) da síntese de degradação de protepinas e oxidação, pois esses são fatores limitantes da hipertrofia
Após 30 anos – dificuldade de hipertrofia (2 anos) – melhoras respiratórias, melhora hemodinâmica.

3) Após uma biópsia ficou constatado que o paciente apresentava redução na sua capacidade de síntese protéica e de oxidação. Qual o possível diagnóstico?
Hipotrofia

4) O paciente indaga ao seu cirurgião plástico que sua cicatrização é anormal. Qual a melhor explicação que o médico poderia dar?
Hiperplasia patológica (estimulação hormonal excessiva)
Hiperplasia significa adaptação celular

5) Descreva a fisiopatologia da esteatose:
Acumulo de gordura a nível de fígado

6) O envelhecimento é uma das causas de atrofia em pacientes idosos. Quais as demais causas?
- diminuição na carga de trabalho
- perda de inervação
- diminuição do sangue
- isquemia
- nutrição inadequada
- perda de estímulo endócrino
- compressão tecidual

7) A hipóxia é uma das causas de lesão celular, cite as demais:
Privação de Oxigênio;Agentes Físicos;Agentes Químicos e Drogas;Agentes Infecciosos;Reações Imunológicas;Anormalidades Genéticas;Desequilíbrio Nutricional.

8) Justifique os padrões de morte celular:
A necrose morte celular num tecido ou em órgãos vivos.
- são geralmente por acidentes, ou estímulo externo.

Na apoptose as células desaparecem de uma forma mais eficiente para o organismo.
-“Quando a célula programa a sua própria morte”

Morfologia - Histologia

05/09/08
Histologia – estudo dos tecidos
Átomos – moléculas – células – tecidos – órgãos – sistemas – pessoa
Epitelial
Tipos de Tecido Conjuntivo
Muscular
Nervoso

Características dos Tecidos
Metabolismo – soma dos processos químicos
Responsividade – capacidade de resposta
Movimento –
Crescimento –
Diferenciação – zigoto – pode formar (de formas diferentes)
Reprodução – novas células

Líquido intracelular (LIC)
Dentro da célula

Líquido extracelular (LEC)
Fora da célula

Biomecanica - Torque

08/09/08
TORQUE
Sempre que aplicamos uma força,,,há uma tendência de produzir uma rotação,,,,é o torque.
Abrir a porta .... gero um torque na fechadura.
A distância até o eixo faz a diferença.
Ex da porta – ao abri-la – aplicando a força na maçaneta – há a distancia entre o eixo e a maçaneta.
FORÇA EXTERNA
DISTANCIA PERPENDICULAR – QTO MENOR O BRAÇO DE ALAVANCA – MAIOR É A FORÇA PARA GERAR A ROTAÇÃO
QUANTO MAIOR – MENOR FORÇA
Para levantar o carro – PRECISO DE UM BRAÇO DE ALAVANCA GRANDE

FORÇA INTERNA – MUSCULAR
Abdução do ombro – braço esticado maior a força – braço dobrado menor a força
DISTANCIA PERPENDICULAR – QTO MENOR O BRAÇO DE ALAVANCA – MENOR É A FORÇA PARA GERAR A ROTAÇÃO
QUANTO MAIOR O BRAÇO DE ALAVANCA – MAIOR A FORÇA

Biomecanica - Alavanca

08/09/08
Alavancas e Torque
Alavancas
Nossos segmentos corporais como se fossem alavancas,,,e também no movimento.
Nosso corpo é um SISTEMA DE ALAVANCAS
Uma haste rígida que gira ao redor de um eixo.
Ossos se movimentam ao redor de Articulações
Tanto de um lado como de outro, há produção de forças para movimentar
Essas forças são geradas por nossos músculos.

Exemplo: flexão do cotovelo
Haste = antebraço.
Articulações = cotovelo.
Força = músculo.
Resistência = gravidade – ou resistência externa.

As 3 alavancas que temos:
Eixo – Peso – Força.
O que difere é a posição entre esses 3 componentes.

PRIMEIRA CLASSE, GANGORRA = eixo central – força lateral e resistência lateral.
Exemplo no corpo = alavanca de equilíbrio – no meio tenho a coluna, em cima o peso da minha cabeça – de um lado eu tenho os músculos flexores e do outro lado tenho os extensores – prá manter a alavanca em equilíbrio, ou seja, manter a cabeça na horizontal.
agonista = músculo gerador do movimento.
antagonista = ação contrária ao do agonista (localizado em lado oposto).
Cotovelo – qdo flexiono.
Agonista o bícepe braquial – que irá contrair.
Antagonistas – músculos opostos devem estar relaxados – o trícepes braquial que é o músculo extensor
TESOURA – MARTELO PARA TIRAR O PREGO - ESCAVADEIRA

SEGUNDA CLASSE, CARRINHO DE MÃO, eixo na extremidade e perto do eixo tenho peso, e na extremidade a força.
Alavanca de Força e pouca mobilidade
No corpo temos pouco exemplo, pois ele não foi projetado para FORÇA, mas sim liberdade de movimento, que seria de 3ª classe.
Exemplo no nosso corpo – qdo está de pé sobre ambos os pés e na ponta dos pés e flexiono, a força está toda localizada na planta dos pés bem próximo dos dedos,,,,ÚNICO EXEMPLO de alavanca de 2ª Classe,,,,.
QUEBRADOR DE NÓZES -

TERCEIRA CLASSE, TRAMPOLIN, eixo na extremidade, a força é aplicada no meio e a resistência na extremidade. A MAIORIA DO MOVIMENTO DO NOSSO CORPO AGE NESTA CLASSE.
Exemplo no corpo: Articulação do cotovelo, do joelho
PEGADOR DE GELO – VARA DE PESCAR

Biomecanica - Leis de Newton

08/09/08
Leis de Newton
Inércia – o corpo parado desde que ele não esteja sendo influenciado por alguma força – todo corpo tem a tendência de permanecer parado. (o alter tem tendência de permanecer parado, a não ser que alguém o levante)
Essa cadeira tem uma inércia...ela é um objeto e tem a tendência de permanecer parada – mas isso também está relacionado com a massa,,,,quanto mais massa mais inércia.
Em cima da cadeira alguém de 100kg sentar em cima dela....ha um aumento na massa, por tanto maior a inércia
MAIS MASSA = MAIS INÉRCIA = MAIS FORÇA NECESSÁRIA PARA ALTERAR A INÉRCIA
MENOS MASSA = MENOS INÉRCIA = MENOR FORÇA NECESSÁRIA PARA ALTERAR A INÉRCIA
O corpo em movimento tende a manter o movimento....chuto uma bola de maneira a vencer a inércia – ou seja, ela tende a permanecer em movimento....a não ser que alguma coisa atue sobre....o atrito pode pará-la.
O corpo dentro do automóvel está em movimento também – qdo há acidente o corpo vai prá frente – e na 3ª lei de Newton – ele encontra o cinto de segurança – o corpo volta em chicote.


Aceleração – o corpo está acelerando
MENOS FORÇA = MENOR ACELERAÇÃO
Massa = quantidade de matéria no corpo (vou na balança me pesar, isso é a massa e não o peso)
Peso = influencia da aceleração sobre a quantidade de massa (no Planeta terra = P = m X g)

Ação e Reação – cada ação gera um reação – exemplo – palma sobre a mesa – o que acontece na palma é a reação – se pressionar com mais força, aumenta a pressão sobre a palma.
Ficar de pé estou empurrando o solo – e o solo me empurrando
Isso é força de reação do SOLO.
De pé qdo flexiono o joelho, minha coxa se contrai – qdo estendo o corpo – a coxa relaxa....
Mas o que mantém o joelho e a força de reação do solo, sem necessidade de contração muscular.

Biomecanica - Cinemática e Cinética

04/08/08
Cinemática – estudo do movimento, sem força – eu só descrevo o movimento
Cinética – estudo do movimento considerando as forças que a geram – mais detalhada

Segmento – parte do corpo que começa e termina em uma articulação.
Articulação – é a união entre 2 ou mais ossos.

Centro do Corpo
Axial – Cabeça
Pescoço
Tronco

Lateral do Corpo
Apendicular - MMSS – Braço – Antebraço – Mão
MMII – Coxa – Perna – Pé

Articulação – MMSS – Ombro – Cotovelo – Punho
MMII – Quadril – Joelho – Tornozelo

Medial – vai em direção a minha médica
Lateral – se afasta da minha médica
Ex.: músculo + próximo do meu centro
Músculo + longe do meu centro

Distal – distante do eixo
Proximal – próximo do centro
(ex.: ombro = proximal punho = distal)
Superior – em cima
Inferior – em baixo

Anterior – frente
Posterior – atrás

Ventral – frente
Dorsal – atrás

Decúbito dorsal – barriga para cima
Decúbito ventral – barriga para baixo

Ipsilateral – do mesmo lado
Contralateral – lado contrário

Fundamentos - Hist Natural da Doença

21/08/08
História Natural da doença – é a relação entre agente e o indivíduo infectado.
*período da relação AGENTE X INDIVÍDUO
Causadores de Doença:
Bactérias – protozoários – metazoários
Fungos – vírus
INFLAMAÇÃO – tenho morte celular (cortei o dedo – há necrose do tecido – inflama para recuperar a lesão) – anti-inflamatório
INFECÇÃO – mecroorganismo causando a infecção – geralmente há febre pois o meu organismo irá responder para combater esse organismo com organismos do corpo – anti-biótico
Inflamação pode causar infecção se exposto a microorganismos.
Portanto pode ter os 2 juntos.
PORTAS DE ENTRADA
Digestiva – boca com alimentos
Respiratória – inalados pelo nariz
Pele – contato com solo ou água, seringas infectadas que entram em contato com a pele.
Genital e Urinária – órgãos sexuais
História Natural da Doença se caracteriza por 2 períodos:
1- Periodo Pré Patogenico – doença não desenvolvida
Interaçãoàagente x hospedeiro
*Com medidas preventivas, posso evitar a doença (saúde)

Senão...
Desenvolve a doença e passa a ser Período Patogênese
Contato com pessoa com catapora, não significa que terei a doença.
2- Período Patogênese – desenvolve a doença
Ex.: Câncer de Mama
*Nódulo – sem sintomas
*Mastectomia – maiores cuidados
*Metástase tratável
morte
cura, seqüela ou morte
Quanto mais próximo do período Pré-Patogênicio mais eficaz nossa prevenção.

Biomecanica - Forças

01/09/08
Conceitos cinéticos para a análise do movimento humanoAs forças podem produzir um movimento,,,,,por exemplo....meu celular está em cima da mesa,,,eu aplico uma força e produzi um movimento.
Estou caminhando e alguém para e mesegura......alguém aplicou uma força e parou meu movimento.Ou posso modificar o movimento....tenis a bola tem movimento linear....ao acertar com a raquete,,,mudo o trajeto através de uma força.....para retilíneo, por exemploCinética vai estudar a causa dos movimentos...
A força pode produzir o movimento, parar o movimento, acelerar - positiva ou negativamente, ou modificar a direção ou trajetória...Força é qquer interação de impulso ou tração.....tração - afastar criar espaço.....impulsionar - empurrar.
Preciso sempre 2 corpos ou 2 objetos.
Exemplos de força:Gravidade: força que empurra nossos corpos para baixo. Nem sempre percebemos, pq temos uma força muscular íntegra....preservada.
Nossos pacientes lesados, não conseguem vencer a força da gravidade. Peça para levantar o braço e ele não consegue....
Músculos são produtores de força,,,pois sem ele não conseguimos levantar as alavancas ósseas.
Atrito - sempre entre 2 corpos.Resistências externas - alteres, tornozeleiras, ou caneleiras, elástico, saco de areia, saco de arroz...enfim
Compressão - oposto da tração - eu comprimo as superfícies articulares
Pressão sobre o tecido - pressão manual,,eu empurro a mão da pessoa prá baixo e peço para ela levantar o braço....estou exercendo uma pressão manual.

FORÇAS X APLICAÇOES CLÍNICAS
Gravidade: peso do seguimento(antebraço, por exemplo), gesso, talher, etcMúsculos:

Resistências externas:
Atrito:Características de uma FORÇA
Impulso onde há 2 corposÉ um vetor ---------> seta para cima para baixo, para os lados, para cima...Ela tem tamanho, direção e sentido
Músculo produz uma força....Esse músculo represento com um vetor ---------->Tamanho do vetor = intensidade da forçaDireção = prá cima, prá baixo, pro lado...etc

O músculo sempre sairá de um OSSO para OUTRO OSSO - nunca para o mesmo.
Onde ele se prende é o PONTO DE APLICAÇÃO e para gerar um movimento.
O tendão PROXIMAL ou seja, de onde o músculo sai.
= ORIGEMO tendão DISTAL ou seja, para onde o músculo vai.
= INSERÇÃOOU SEJA, a INSERÇÃO se move em direção da ORIGEMO ÂNGULO DE TRAÇÃO
ponto de aplicação em relação ao sistema de coordenadas.

Como aplico uma força e como ela atuará em meu pacienteQto o músculo tem que gerar para conseguir movimentar o membro.RESOLUÇÃO DE FORÇASVarias forças resultantes em apenas UMA


Quanto maior for o ângulo entre os vetores menor será a resultante (vetores muito afastados)
Quanto menor for o ângulo dos vetores maior será a resultante (vetores bem próximos)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Morfologia - Exercício

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE CITOLOGIA


1. Qual estrutura citoplasmática é bem desenvolvida em células que sintetizam hormônios esteróides, como as células intersticiais dos testículos:
a) Retículo endoplasmático rugoso.
b) Retículo endoplasmático liso.
c) Lisossomos
d) Centríolos
e) Nucléolo

2. As microvilosidades presentes nas células do epitélio intestinal têm a função de:
a) aumentar a aderência de uma célula a outra.
b) produzir qrande quantidade de ATP, necessária ao intenso metabolismo celular.
c) aumentar a superfície de absorção.
d) sintetizar enzimas digestivas.

3. Qual componente do citoesqueleto forma os cílios e flagelos, além de ser responsável pelo deslocamento de cromossomos durante a divisão celular:
a) Microfilamentos
b) Microtúbulos
c) Filamentos intermediários
d) Nucléolo
e) Lisossomos

4. Qual estrutura é formada por microtúbulos, sendo nove pares de microtúbulos e um par central:
a) Cílios e flagelos
b) Centríolos
c) Filamentos intermediários
d) Tubulina
e) Actina

5.Qual alternativa abaixo é uma função do reticulo endoplasmático liso:
a) reservatório de calcio
b) sintese de DNA
c) sintese proteína
d) sintese RNA
e) produção dos ribossomo

6.No exercício muscular intenso torna-se insuficiente o suprimento de oxigênio. A liberação de energia pelas células processa-se, dessa forma, em condições relativas de anaerobiose, a partir da glicose. O produto acumulado nessas condições é:
a) ácido pirúvico
b) ácido acetoácido
c) etanol
d) ácido lático
e) ácido cítrico

7. Assinale a alternativa incorreta:
a) As células somáticas são diplóides
b) As células sexuais ou gametas são haplóides.
c) Genoma é o número de pares de cromossomos de uma espécie.
d) Na mulher, o par de cromossomos sexual apresenta um cromossomo X e um Y.
e) Os cromossomos são resultados da condensação da cromatina durante a divisão celular.

8. A respiração aeróbia abrange respectivamente as fases:
a ) ciclo de krebs, glicólise e cadeia respiratória
b ) ciclo de krebs,cadeia respiratória e glicólise
c ) glicólise e ciclo de krebs
d ) glicólise ,ciclo de krebs e cadeia respiratória
e ) ciclo de krebs e cadeia respiratória

9.Qual organela é responsável pela digestão intracelular:
a) Mitocôndrias
b) Complexo de Golgi
c) Lisossomos
d) Nucléolo
e) Ribosomos

10.Qual componente faz parte do citoesqueleto:
a) microtúbulos
b) lisossomos
c) mitocôndrias
d) carioteca
e) nucléolo

11. Assinale a alternativa incorreta em relação à mitose:
a) Ocorre para renovação tecidual.
b) A célula-filha é geneticamente igual à célula-mãe.
c) A primeira fase da divisão é chamada de prófase.
d) Produz os gametas.
e) Durante a metáfase os cromossomos estão bem espiralizados.

12.A figura abaixo representa:
a) prófase da mitose
b) anáfase da mitose
c) anáfase da meiose I
d) metáfase da mitose
e) metáfase da meiose I

13.A fase da mitose onde ocorre descondensação dos cromossomos, reconstituição da carioteca é a:
a) Anáfase
b) Prófase
c) Metáfase
d) Telófase
e) Paquíteno

14.Assinale a alternativa incorreta em relação à cromatina e aos cromossomos.
a) A cromatina constitui os cromossomos durante a divisão celular.
b) A cromatina é constituída de proteínas simples e DNA.
c) A melhor fase para visualização dos cromossomos durante a divisão celular é a metáfase.
d) O número de cromossomos é constante nos seres vivos.
e) Os cromossomos são estruturas que contém os genes.

15.Quando ocorre o “crossing-over”:
a) Na prófase da mitose
b) Na metáfase da mitose
c) Na prófase de meiose I
d) Na prófase da meiose II
e) Na prófase da mitose I

16. Qual das alternativas é correta em relação às células eucarióticas:
a) ausência de envoltório nuclear e pobreza de membranas.
b) apresenta envoltório nuclear e vasto sistema de membranas.
c) envoltório nuclear e parede extracelular.
d) ausência de envoltório nuclear e de parede extracelular.
e) material genético disperso no citoplasma e parede extracelular.

17.Qual estrutura citoplasmática é bem desenvolvida em células que sintetizam hormônios esteróides, como as células intersticiais dos testículos:
f) Retículo endoplasmático rugoso.
g) Retículo endoplasmático liso.
h) Lisossomos
i) Centríolos
j) Nucléolo

18.Assinale a alternativa incorreta:
a) A difusão é um tipo de transporte transmembrana onde uma substância vai de um meio onde está mais concentrada para um meio onde está menos concentrada.
b) A bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte passivo presente na membrana plasmática das células.
c) O transporte passivo ou difusão não necessita de energia fornecida pela célula.
d) No transporte ativo, uma substância atravessa a membrana contra um gradiente de concentração.
e) O CO2, produto de excreção do metabolismo, atravessa a membrana plasmática das células em direção ao sangue, por difusão simples, ou seja, do local de maior concentração para o local de menor concentração.

19.As microvilosidades presentes nas células do epitélio intestinal têm a função de:
e) aumentar a aderência de uma célula a outra.
f) produzir qrande quantidade de ATP, necessária ao intenso metabolismo celular.
g) aumentar a superfície de absorção.
h) sintetizar enzimas digestivas.

20.Qual componente do citoesqueleto forma os cílios e flagelos, além de ser responsável pelo deslocamento de cromossomos durante a divisão celular:
a) Microfilamentos
b) Microtúbulos
c) Filamentos intermediários
d) Nucléolo
e) Lisossomos

21.Qual estrutura é formada por microtúbulos, sendo nove pares de microtúbulos e um par central:
a) Cílios e flagelos
b) Centríolos
c) Filamentos intermediários
d) Tubulina
e) Actina

22.Qual alternativa abaixo é uma função do reticulo endoplasmático liso:
a) reservatório de calcio
b) sintese de DNA
c) sintese proteína
d) sintese RNA
e) produção dos ribossomo

23.No exercício muscular intenso torna-se insuficiente o suprimento de oxigênio. A liberação de energia pelas células processa-se, dessa forma, em condições relativas de anaerobiose, a partir da glicose. O produto acumulado nessas condições é:
f) ácido pirúvico
g) ácido acetoácido
h) etanol
i) ácido lático
j) ácido cítrico

24.Em relação aos fenômenos de transcrição e tradução, assinale a alternativa incorreta:
a) O DNA serve como molde para produzir uma molécula de RNAm, isto é chamado de transcrição do DNA.
b) A tradução ocorre no núcleo.
c) A molécula do RNAm comanda a síntese protéica.
d) Na molécula do RNAm contém os códons.
e) A tradução ocorre para a síntese das proteínas.

25. A síntese do RNAm a partir de uma das cadeias do DNA é chamada de :
a) tradução
b) transcrição
c) replicação
d) duplicação
e) síntese

26.Assinale a alternativa incorreta:
f) As células somáticas são diplóides
g) As células sexuais ou gametas são haplóides.
h) Genoma é o número de pares de cromossomos de uma espécie.
i) Na mulher, o par de cromossomos sexual apresenta um cromossomo X e um Y.
j) Os cromossomos são resultados da condensação da cromatina durante a divisão celular.

27 Em relação ao DNA, é incorreto afirmar:
a) Watson e Crick, em 1953, determinou sua ultraestrutura molecular.
b) O DNA é uma dupla fita em hélice, composta de 4 tipos de subunidades nucleotídicas.
c) O DNA é composto de um açúcar, uma base nitrogenada e um grupo fosfato.
d) O açúcar do DNA é uma ribose.
e) As bases do DNA são: citosina, guanina, timina e adenina.

28.Assinale a alternativa incorreta em relação à cromatina e aos cromossomos.
f) A cromatina constitui os cromossomos durante a divisão celular.
g) A cromatina é constituída de proteínas simples e DNA.
h) A melhor fase para visualização dos cromossomos durante a divisão celular é a metáfase.
i) O número de cromossomos é constante nos seres vivos.
j) Os cromossomos são estruturas que contém os genes.

29.Comente a estrutura da membrana plasmática.

30.Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas alternativas abaixo.
I- As células humanas são células eucarióticas.
II- As células eucarióticas não têm um núcleo organizado.
III- A célula bacteriana é uma célula procariótica.
IV- A célula procariótica não tem organelas revestidas por membranas e o material genético encontra-se disperso no citoplasma.
a) V, V, V, V
b) V, F, V, V
c) F, V, F, V
d) F, F, V, V
e) F, F, F, V

31.Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas alternativas abaixo.
I- Segundo o modelo do mosaico fluido, a membrana plasmática é um mosaico de proteínas que flutuam em sua bicamada lipídica.
II- As proteínas integrais podem funcionar como proteínas canal na membrana plasmática.
III- Proteínas canais e transportadoras ajudam solutos específicos a atravessar a membrana.
IV- As proteínas receptoras servem como sítios de reconhecimento celular.
V- O colesterol é um componente lipídico da membrana.
a) V, V, V, V, V
b) V, F, F, V, V
c) F, V, F, V, F
d) V, V, V, F, V
e) V, V, F, V, V

32.Assinale a alternativa incorreta:
a) No transporte mediado, o movimento de uma substância, através da membrana, é ajudado pela fixação dessa substância a uma proteína transportadora.
b) A água é muito permeável na membrana plasmática, atravessando-a diretamente através da bicamada lipídica.
c) Os íons, como o sódio e o potássio não atravessam diretamente a bicamada lipídica.
d) Os solutos são transportados através da membrana sempre do local de maior concentração para o de menor concentração.

33.Assinale a alternativa incorreta:
a) No transporte passivo, uma substância se move ao longo do seu gradiente de concentração, usando sua própria energia cinética.
b) No transporte ativo, a energia celular é usada para impulsionar a substância contra o seu gradiente de concentração.
c) A bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte ativo.
d) A bomba de sódio e potássio bombeia sódio para dentro da célula e potássio para fora.
e) A molécula utilizada para fornecer energia para o transporte ativo é o ATP (trifosfato de adenosina).

34.A respiração aeróbia abrange respectivamente as fases:
a ) ciclo de krebs, glicólise e cadeia respiratória
b ) ciclo de krebs,cadeia respiratória e glicólise
c ) glicólise e ciclo de krebs
d ) glicólise ,ciclo de krebs e cadeia respiratória
e ) ciclo de krebs e cadeia respiratória

35.A estrutura celular que mantém a constância do meio intracelular, possui receptores para hormônios e estabelece conexões das células umas com as outras é:
a) membrana nuclear
b) membrana plasmática
c) junções comunicantes
d) citoplasma
e) desmossomos

36.Assinale a alternativa incorreta:
a) A glicólise é a quebra da glicose em 2 moléculas de ácido pirúvico.
b) A glicólise ocorre tanto na respiração aeróbica quanto anaeróbica.
c) A glicólise ocorre na matriz mitocondrial.
d) Na respiração aeróbica, o oxigênio funciona como o aceptor final de prótons (H+).
e) A cadeia respiratória ou fosforilação oxidativa ocorre nas cristas mitocondriais.


37.O que acontece com uma célula se a bomba de sódio e potássio deixa de funcionar?



EXERCÍCIO DE REVISÃO DE PATOLOGIA

1. Após análisse microscópica do tecido retirado para biopsia, foi relatado no laudo que havia diminuído o número de mitocôndrias, número de miofilamentos e retículo endoplasmático. Qual a possível hipótese no diagnóstico desse paciente?
2. Porque as células musculares estriadas cardíacas e esqueléticas possuem maior poder de hipertrofia?
3. O paciente relata no seu exame clínico que deseja aumentar sua massa muscular e para isso deseja fazer um acompanhamento nutricional. Na sua opinião quais os fatores que podem limitar o seu desempenho?
4. A paciente indaga o seu cirurgião plástico a respeito do seu tipo de cicatrização que é “horrível”. Na sua opinião qual a melhor explicação que o médico poderia dar.
5. Após uma biopsia foi relatado que o paciente apresentava um quadro de lesão celular. Quais as possíveis causas que levaram a esse quadro?
6. O envelhecimento é uma das causas de atrofia nos pacientes idosos. Quais as demais causas que podem levar a esse quadro?
7. Após um “check-up” o paciente apresentou um quadro de alteração na síntese e degradação protéica, acompanhado de diminuição da capacidade oxidativa. De que forma o seu organismo pode responder a esse quadro?
8. Explique a fisiopatologia do quadro clínico da esteatose.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

C. Sociais - Revolução Francesa

26/08/08
Alguns países absolutistas
- Inglaterra - Henrique VIII no século XVII
Elizabeth I - século XVII
- Luiz XIV - França (1643-1715)
- Fernando e Isabel - Espanha século XVI

3 ORDENS
Clero - igreja
Povo - camponeses
Nobreza - reis, condes, nobres

Estados

Somente o 3º estado (povo) pagava impostos,,,ou seja, as outras duas camadas eram financiadas pelo povo.
Se alguém fosse contrário ao rei, por exemplo, querer praticar outra relegião, ele era preso na bastilha.
Devido a isso o povo ficou desnorteado com toda essa situação de miséria.
O povo falou chega, vamos pras ruas, ai eles foram pras ruas prá tirar o rei do poder...primeira coisa, foram destruir a bastilha,,,,saiam gritando: liberdade, igualdade e fraternidade.
Durante essa revolução, grande parte da nobreza fugiu,,,,só que qdo o rei e sua esposa estava tentando fugir, foram mortos pelo povo.
Então confiscou todos os direitos feudais,,,a igreja ganhava terra,,,,,apareceu os direitos do homem e do cidadão...
O que seria isso hoje?
Declaração dos direitos humanos.
Fazia com que eles tivesse particiçaão política, mais justiça, menos miséria,,,a revolução francesa foi muito importante, pois acabou com o absolutismo (rei), e ai surgiu o capitalismo.
Não temos um país monarquista, mas ainda sofremos domínio social? Pq? O rico ta cada vez mais rico,,,a igreja,,,,,só mudou da monarquia para o presidencialismo.

Questões:
1- O que foi a Revolução Burguesa? Dê exemplo dos países onde ocorreu.
As revoluções Burguesas são um momento significativo na história do capitalismo, na medida em que serão elas que contribuirão para abrir caminho para a superação dos resquícios feudais e, portanto, para tornar possível a consolidação do modo de produção capitalista.
Ocorreu na inflaterra, espanha

2- O que vem a ser um país absolutista, dê um exemplo:
O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos.

3- Durante a revolução francesa, Luiz XVI perdeu seus poderes absolutistas; o feudalismo foi abolido e os bens eclesiásticos nacionalizados. Isso aconteceu:
a) No ano da queda da Bastilha x
b) Durante o período do terror
c) Na fase da convenção

4- A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada de que forma, explique:
No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que, como já dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos.

5- Como era formada a base da sociedade? Explique:
Era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia)

6- Como era a vida dos trabalhadores e camponeses?
A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho.

7- Por que se deu a Revolução Francesa? Quais foram as atitudes do povo?
O povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI.

8- Qual foi o primeiro alvo dos Revolucionários?
Foi a Bastilha

9- Durante o processo Revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir: O que aconteceu ao Rei Luiz XVI e sua esposa Maria Antonieta?
Foram guilhotinados

10- No mês de agosto de 1789 a assembléia constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a declaração dos direitos do homem e do cidadão. O que significava este documento?
Trazia significativos avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.

11- De acordo com os nossos estudos podemos dizer que a revolução francesa foi um importante marco na história moderna da nossa civilização. Porque?
Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados.

C. Sociais - Pensamento Sobre o Social

12/08/08
Conhecimento mítico = geralmente passado de pai para filho...empírico, lendas, estórias,,

Conhecimento filosófico = hipóteses = não tem como eu afirmar categoricamente o motivo....pois existem vários fatores que levam a resposta.
Vou devagar com várias hipóteses sobre um determinado assunto sem ter certeza
Filosofia nasceu na Grécia

Conhecimento vc vai criticando e aprimorando

Conhecimento religioso (teológico) = fé,,,,Ana Maria Braga, diz que se curou do cancer por ter feito promessa a virgem Maria....isso é a fé dela.....nada pode provar isso....mas é indiscutível pois está na fé dela.
Esse conhecimento foi dominante no PERIODO MEDIEVAL. Não aceitavam a comprovação....
Prá minha fé isso é verdade = teológico - mesmo não podendo ser comprovado
As transformações que ocorreram no mundo a partir do século XVI foram: gdes navegações, internacionalização do comércio, acompanhadas pela critica a igreja.

Conhecimento científico = precisa de ser comprovado

QUESTIONÁRIO
1) Qual a diferença entre conhecimento mítico, filosófico e científico?
Mítico = são estórias e lendas que não precisam ser comprovadas
Filosófico = são hipóteses das quais busca-se representações coerentes da realidade baseado na razão.
Cientifico = baseado na experiência e não apenas na razão, o qual pode-se comprovar.
2) Porque a universidade é o espaço do pensamento científico?
Busca o conhecimento, mas busca também a comprovação das respostas.


3) Desde que o ser humano desenvolveu a capacidade de pensar, busca explicações para os fenômenos que os cercam. A partir desta preocupação, o homem torna-se produtor de conhecimento sobre o mundo. Que tipo de conhecimento o homem procura?
Todos


4) Os mitos carregam que tipo de mensagens?
mensagens que traduzem os costumes de um povo e constituem um discurso explicativo da vida social.

5) O que Lakatos afirma sobre o conhecimento filosófico?
" é caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os .. problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da razão humana"

6) Onde nasceu a filosofia?
Na Grécia

7) O conhecimento religioso impôs-se como conhecimento dominante no mundo ocidental durante que período?
Medieval

8) Quais foram as transformações que ocorreram no mundo a partir do século XVI?
Gdes Navegações, internacionalização do comercio, acompanhadas pela crítica ao poder da igreja.

9) Dê um exemplo conhecimento filosófico:
Adão e Eva

10) O que vem a ser conhecimento teológico?
Não são apoiados na razão nem na experimentação, mas sim na fé

C. Sociais - Objetivo

05/08/08
Objetivo
Contribuir para que os alunos compreendam a perspectiva Científica, os principais problemas da Sociedade Capitalista.
Conteúdo
1 - Introdução ao pensamento científico sobre o social.
2- Transformações sociais do século XVIII:
ü Revolução burguesa
ü Revolução francesa
ü Revolução industrial
3- As principais contribuições do pensamento sociológico:
ü Emile Durkheim
ü Karls Marx
ü Max Weber
4- A formação da sociedade Capitalista do Brasil;
5- Globalização;
6- Transformação do trabalho;
7- Política e relação de poder;
8- Questões urbanas;
9- Movimentos sociais.

C. Sociais - A Sociologia Pré-Científica

19/08/08
A partir do renascimento, eles começaram a pensar que isso não era certo....e então começou a surgir o CAPITALISMO
O mundo estava se adaptando as empresas já não queriam uma pessoa para cada função.
Começaram a exigir das pessoas uma maior dedicação.
E as pessoas começaram a questionar a natureza,, para trabalhar com a natureza a favor da humanidade.
E a partir dos filósofos...eles começaram a pensar diferente da igreja
Todos nós somos iguais e todos nos precisamos viver bem. Teria que ter um rodízio de trabalho....todas as pessoas deviam fazer o trabalho.
Hoje em algumas empresas....eu trabalho 1 mês no DP, ou em vedas..outro em almoxarifado.
Visão laika ainda existe nos dias de hoje... a igreja, mesmo que sutilmente ainda influencia na ESTADO nos dias de hoje.....camisinha, célula tronco, aborto....etc

QUESTIONÁRIO
1) O que entendemos por sociedade pré-científica?
Trata-se do pensamento filosófico que se desenvolveu a partir do Renascimento e estende-se até a ilustração.(movimento filósofico do século XVIII que partia da convicção na razão (lógica) como fonte de conhecimento) .

2) Qual foi o movimento que surgiu no século XVIII?
Ilustração

3) O que foi o período do renascimento? Que século teve seu início e em que país?
foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica, teve inicio no Século XIV na Itália, e difundiu-se pela Europa no decorrer do século XV e XVI

4) Quais mudanças ocorreram no século XV?
O ser humano deixa de apenas explicar ou questionar racionalmente a natureza, para se preocupar com a questão de como utilizá-Ia melhor. Começa uma nova era para a organização do trabalho.



5) Faça um breve comentário sobre Thomas Mórus e Maquiavel, enfocando o porquê a participação destes filósofos foi importante para a sociedade?
Thomas Mórus Defende a igualdade e a concórdia. Concebe um modelo de sociedade no qual todos têm as mesmas condições de vida e executam em rodízio os mesmos trabalhos.
Maquiavel..........................preciso terminar sobre maquiavel.
Os dois falam a respeito do poder e sobre a igualdade para todos.

6) Qual foi o filósofo que defendia que os princípios de organização social fossem codificados em torno de uma constituição?
John Locke

7) Segundo Comte ao longo da história as sociedades teriam passado por 3 fases, quais seriam e explique-as:
Teológica - recorriam à vontade de Deus para explicar os fenómenos da natureza;
Metafísica - o homem já seria capaz de utilizar conceitos abstratos;
Científica - que o conhecimento passa a se pautar na descoberta de leis objetivas determinantes dos fenómenos.

8) Por que sociologia é importante para o homem?
É uma ciencia que estuda a sociedade, o comportamento humano e pode levar o homem a repensar suas atitudes.

9) “Tornava-se necessário entender as bases da vida social humana e a organização da sociedade por meio de um pensamento que permitisse a observação, o controle e a formulação de explicações plausíveis, que tivessem credibilidade no mundo pautado pelo racionalismo” O que o autor quis nos transmitir com estas palavras?
Que já estava na hora do homem partir para o conhecimento científico.



10) O que vem a ser racionalismo?
Doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa inteligível mesmo que não possa ser demonstrada de fato.
11) Dentre os filósofos citados na aula qual a sua opinião contribuiu mais com a sociedade?????

Top - Trabalho em Sala

28/08/08
PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde
Façam uma análise crítica do texto.
Relacionando com os níveis de prevenção.
_____________________________________________________________________________
Resumo realizado pelo grupo:
O PACS vem se mostrando bastante eficieente, pois busca as pessoas que mais precisam, ou seja, as pessoas que não procuram atendimento por motivos de debilitação, receio ou até mesmo por falta de informação.
Os agentes no início encontram dificuldades devido a desconfiança dos usuários, principalmente na questão de politicagem.
Frase1
Por outro lado uma vez que conquistada a confiança, cria-se ali um laço de amizade que acaba sendo um ponto forte do PAC que não somente vai atrás da doença, evidenciando uma outra dimensão do programa com enfoque da prática solidária de cidadania, mesmo pq os agentes residem na área de abrangência.
Frase2
Frase3
Frase4
Durante a visita os casos de hipertensão e diabete são encaminhados à UBS, dependendo da idade e da possibilidade da não-locomoção os próprios agentes fazem o agendamento das consultas.
Frase5
Diante de tudo isso, seja numa boa recepção por parte dos pacientes, seja diante de uma dificuldade todos os envolvidos se mostram satisfeitos.Frase6

Top - Tipos de Prevenção

14/08/08
PREVENÇÃO PRIMÁRIA - Ex - campanha de vacinação
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA - Ex - campanha da diabete ao já diabético (tem o diagnóstico, mas não deixou evoluir para sequelas, ou casos mais graves)
PREVENÇÃO TERCIÁRIA - Ex - evitar seqüelas ainda maiores em pacientes AVE (já houve perdas)

à Orientações para apresentação na clínica Norte
ü Roupa branca
ü Chegar no horário marcado
ü Tempo de apresentação 15min
ü Valor da atividade 3 pontos
ü Elaborar 1 panfleto referente ao tema
Livre escolha, ou seja, ou vai à clínica para falar com os pacientes, ou apresentará seminário em sala de aula, mas se decidir ir à clínica é necessário que todos do grupo compareçam.

FAPS
CA(câncer) Pulmão
Principais causas: Tabagismo - Individuo pré-disposto ao câncer, se for fumante, aumentará as chances de desenvolvê-lo, com isso explica as pessoas que fumam a muito tempo e não o desenvolvem.
Produtos tóxicos inalados

CA de próstata:
Prevenção toque - exame de imagem
- exame de sangue

CA de mama
Prevenção palpação -mamografia: anualmente ou a cada 2 anos para mulheres acima de 40 anos, mulheres jovens é mais difícil identificar através da mamografia. Mulheres acima de 40 anos que não tiveram filhos, há um risco ainda maior. E se houve casos na família também.

Fisiologia - Sistema Respiratório

01/09/08
Principais Eventos funcionais:
1) Ventilação pulmonar é a maneira como o ar se movimenta para dentro e para fora dos alvéolos
2) Difusão do oxigênio e dióxido de carbono entre o sangue e os alvéolos
3) É o transporte de oxigênio e de dióxido de carbono para dos tecidos periféricos
4) Regulação da respiração

Inspiração - qdo o ar é captado para dentro dos pulmões
Expiração - qdo o ar sai de dentro dos pulmões para fora organismo

Músculos da inspiração (5 músculos): (processo ativo)
Gasta mais energia, mais contração sendo feita, mais músculos trabalhando
Esternocleidomastoideo:
Escalenos:
Intercostal externo:
Serrátil:
Diafragma: Exerce uma pressão sobre o ar...qdo o ar vai entrar, ele abaixa, puxando ainda mais o ar para dentro.....e qdo ele relaxa, ele altera novamente a pressão do ar, expelindo esse ar.
Músculos da expiração (2 músculos): (processo passivo) pois o ar entrou, ele tem que saír quase que naturalmente
Intercostal interna:
Abdominal:
O volume pulmonar aumenta e diminui à medida que a cavidade torácica se expande e se retrai. Quando a altura e o diâmetro da cavidade torácica aumentam, ou diminuem, ocorrem mudanças simultâneas do volume pulmonar.
Funções das Vias Aéreas
Aquecer, filtrar e umidificar o ar que será inspirado

Fisiologia - Hematócrito

18/08/08
FISIOLOGIA HEMATOLÓGICA
Não vou perguntar o nome das células a não ser destas 3.
LEUCÓCITOS, ERITRÓCITOS E PLAQUETAS, estas células do sangue são formadas na MEDULA ÓSSEA VERMELHA.
Primeiro é criado a CÉLULA TRONCO, de onde são criadas as demais.
Exemplos de ANEMIA: a célula ERITRÓCITO não cumpre sua função adequadamente.
ANEMIA FALCIFORME
Sempre 4 moléculas de oxigênio por Eritrócito....ela deformada não consegue transportar oxigênio....a pessoa tem falta oxigênio no organismo, sempre bocejando....
Eritrócito dura certa 120 dias, dependendo da anemia ela dura 10 dias,,,,,com isso há deficiência instalada.
Alguns eritrócitos, não transportam o ferro, por exemplo, com isso temos um outro tipo de ANEMIA.

MEDULA ÓSSEA VERMELHA - relacionada com o sangue
MEDULA ÓSSEA AMARELA - devido ao acúmulo de gordura e não mais produzir sangue

HEMATÓCRITO = é o conjunto de células do sangue
=hemoglobina = proteína e ferro
Toda célula é formada por HEMOGLOBINA
O hematócrito representa a % ocupada pelos eritrócitos no sangue.
O volume de eritrócitos no sangue tem relação direta com a quantidade de hemoglobina, o hematócrito é, portanto, um indicador indireto da capacidade do sangue transportar oxigênio aos tecidos.
É expresso por um valor percentual.
O valor normal é de 40 a 42% para os homens e de 38 a 42% para mulheres.

Hemácias normal = NORMAL
Hemácias abaixo do normal = ANEMIA
Hemácias acima do normal = POLICITEMIA (DOENÇA TBÉM)

As células do sangue possuem vida média curta de modo geral
Leucócitos = 6 a 7 horas
Plaquetas = 3 a 4 dias
Eritrócitos = 120 dias
ERITRÓCITOS - principal função - transportar a hemoglobina, que Conduz o O² dos pulmões para os tecidos.
Vitamina B12 tbém ajuda na produção de Eritrócitos, ou seja, a deficiência pode estar relacionada também a Nutrição, e não somente a produção pela MEDULA ÓSSEA.
HORMÔNIO ERITROPOETINA - produzido nos rins
Mora em Santos e foi prá Bolívia, num prédio subiu escadaria, e sentiu falta de ar, pois há uma variação atmosférica.
COM ISSO PRECISAMOS DE MAIS TRANSPORTADORES DE OXIGÊNIO
Este hormônio agirá diretamente na MEDULA ÓSSEA para que ela produza mais células ERITRÓCITOS, não produzirá outras, somente esta.

HEMOSTASIA E COAGULAÇÃO DO SANGUE
As plaquetas participam diretamente dos mecanismos de hemostasia e da coagulação do sangue.
As plaquetas são estruturas derivadas de uma célula grande chamada Megacariócito(célula de defesa).
.....a primeira reação em que há hemorragia, a primeira coisa será vasoconstrição

Fisiologia - Sangue

11/08/08
Homeostasia = equilíbrio
Alteração de temperatura, sede, fome, calor, frio, hemorragia,,,,algo que atrapalhe algum sistema específico. Isso é a quebra da Homeostasia = desiquilíbrio da Homeostasia
Células que formam o sangue:
Hemácias = eritrócitos = glóbulos vermelhos - transporte do oxigênio
Leucócitos = glóbulos brancos - imunidade
Plaquetas = coagulação = Hemostasia (equilíbrio no sangue)

40% sólido 60% líquida(plasma)
Por isso não circula tão facilmente como a água.
Se vc tiver % de célula maior do que água, vc praticamente não terá mais circulação.
DEFINIÇÃO DO SANGUE - O sangue é um tecido liquido complexo, de alta viscosidade, com grande teor de água e composto por elementos celulares e plasma. É formado por uma fase celular, que compreende os eritrócitos, leucócitos e as plaquetas, que são fragmentos celulares. A outra fase do sangue é líquida, o plasma sanguíneo, que contém 91% de água.

FISIOLOGIA HEMATOLOGICA
O sangue não é um líquido homogêneo
Composição pode variar com a idade, sexo, ambiente, etc.
Formação do Plasma: - água
- componentes orgânicos(células vivas)
- orgânicos inorgânicos (sais: calcio)
- lipídeos (gordura)



FUNÇÕES DO SANGUE
Respiratória: transporte de O²
Nutrição: transporte de substâncias nutritivas
Excreção: transporte de produtos finais do metabolismo para os rins
Defesa: através dos anticorpos, leucócitos e enzimas
Transporte hormonal
Distribuição de calor (exemplo resistência e água do chuveiro)
Regulação da pressão sanguínea: alterações no volume sanguineo (VOLEMIA)
Participação na coagulação sanguínea: através da hemostasia
Excreção = qdo começo a suar por exemplo, estou excretando suor para fora do corpo
Secreção = hormônio, ele é secretado para dentro do corpo (vc já viu algum hormônio no chão?) ou seja, o organismo ainda vai usar esta secreção

Fisiologia - Mecanismos de Coagulação

25/08/08
MECANISMOS DE COAGULAÇÃO
a) Um complexo de substancias, denominado ativador da protrombina, é formado em resposta a rotura(rompimento) de vaso
b) O ativador(cálcio) da protrombina converte a protrombina em trombinas.
c) A trombina atua como uma enzima, para converter o fibrimogênio em filamentos de fibrina, que retém as plaquetas, hemácias e plasma, formando o coágulo propriamente dito.
COAGULAÇÃO
1ª ETAPA é a VASO CONSTRIÇÃO
2ª ETAPA a plaqueta se aglutina (motoboy cai acumula um monte deles para ajudar)
digamos que ainda não conseguiu inibir a hemorragia, então...
3ª ETAPA ativação do cálcio, convertendo PROTROMBINA em TROMBINA
4ª ETAPA e a TROMBINA com FIBROMOGENIO, formam filamentos de FIBRINA (forma uma REDE, TELA). Esses filamentos começam a reter as células, criando uma espécie de TEIA, bloqueando em definitivo a passagem do sangue.
Dica:
Corte é diferente de esmagamento:Esmagamento de vasos, veias, capilares atinge uma área maior,,,,por isso é mais difícil a coagulação.

Anatomia - Acidentes Ósseos

27/08/08
Porque o nome acidente?
Nada haver com o que já conhecemos, não é lesão.....na verdade SÃO MARCAS deixadas pelas estruturas (músculo, tendão, artérias...etc).

Dicas:
Clavícula, direita ou esquerda?
A convexidade deve estar para frente....
A parte mais curvada na ponta, é a parte lateral da clavícula....

Escápula, direita ou esquerda?
Cavidade glenóide, estará sempre para a lateral (onde o úmero agirá)
Espinha da escápula é posterior (para trás do corpo)

Úmero, direito ou esquerdo?
Parte mais saliente do cotovelo, é o epicôndio medial estará prá dentro, óbviamente.

Ulna, direito ou esquerdo?
INCISURA RADIAL tem que estar LATERAL.
Única que possui a cabeça lá embaixo

Rádio, direita ou esquerda?
Toda a cabeça dele articula, pois ele gira para fazer supinação e pronação.
Tuberosidade está posterior e o processo estilóide(ossinho lateral do meu punho) está lateral

Mão, direita ou esquerda?
Polegar para a lateral
Começa a contar da primeira a segunda fileira da palma a partir do rádio.

Frase para decorar os osso das palmas das mãos:
“Eu sei por que professor também tenta comer hambúrguer”
Mão com palma prá baixo, primeiro ossinho lateral da posição anatômica.
Eu = Escafóide
Sei= Semilunar
Porque= Piramidal
Professor= Pisiforme
Também= Trapézio
Tenta= Trapezóide
Comer= Capitato
Hamburguer= Hamato

C. Expressão - Resenha

19/08/08
Resenha
Nada mais é do que um texto em forma de síntese QUE EXPRESSA A OPINIÃO do autor sobre um determinado fato cultural, que ode ser um livro, um filme, peças teatrais, palestras, shows, aulas, etc.
As resenhas apresentam algumas divisões:
RESENHA DESCRITIVA, resenha acadêmica e resenha crítica.
Na resenha ACADÊMICA devemos:
1- Identificar a obra: colocar os dados bibliográficos(autor, título do texto, editora)
2- Apresentar a obra: situar o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo da obra.
3- Descrever a estrutura: falar sobre a divisão em capítulos, em seções, etc.
4- Analisar de forma crítica: nesta parte, apresentar sua opinião. Argumente, por exemplo, baseando-se em teorias de outros autores fazendo comparações.

PESQUISAR SOBRE - minha curiosidade
Diferenças entre: SESSÃO - CESSÃO - SEÇÃO

SEÇÃO
Significa parte, divisão, repartição.

SESSÃO
Significa período, tempo de duração.

CESSÃO
É o ato de ceder.

C. Expressão - Intertextualidade

26/08/08
Intertextualidade
É a relação entre textos que pode ser desenvolvida em:
1- PARÁFRASE à desenvolvimento, explicitação de um texto conservado as idéias originais. Pode ser pelo desenvolvimento de um tema, um verso, um parágrafo, etc.
2- PARÓDIA à é o nome que se dá a toda composição literária que imita o tema ou a forma de uma obra séria quer explorando os aspectos cônicos, quer expondo os aspectos satíricos. Seu objetivo é ridicularizar um estilo ou uma tendência dominante.

C. Expressão - Fichamento

12/08/08
FICHAMENTO:
É a forma de organizar a leitura de material para ser futuramente utilizado em trabalhos, monografias, etc.
O fichamento deve conter:
a) Cabeçalho >> bibliografia (nome do autor, título do texto, local, data, editora)
b) Corpo da Ficha >> resumo e citações
Ex.: TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática SO: Scipione, 2008-08-12
O livro trata das regras da língua portuguesa.
RESUMO:
É a condensação fiel das idéias ou dos fatos contidos no texto.
Resumir significa reduzir um texto ao seu esqueleto essencial sem perder de vista 3 elementos:
a) Cada uma das partes essenciais do texto
b) A progressão em que elas se sucedem
c) A correlação que o texto estabelece entre cada uma dessas partes

Anatomia - Casos Especiais

18/08/08
CABEÇA PESCOÇO OMBRO
Movimento da cabeça, do pescoço e do tronco para a lateral é chamado apenas de GIRO PARA A DIREITA OU PARA A DIREITA ou INCLINO PARA A ESQUERDA OU DIREITA
No movimento de flexão e abdução do ombro a escapula faz rotação lateral
No movimento de extensão e adução do ombro a escapula faz rotação medial

COTOVELO
Para ombro e antebraço = USAR POSIÇÃO FUNDAMENTAL
Pois rodo o ombro, mas o antebraço e o punho acompanha na POSIÇÃO ANTOMICA
Flexão cotovelo =
palma prá cima SUPINAÇÃO= palma para baixo PRONAÇÃO
polegar é antena do rádio
osso chamado radio = PUNHO COM FLEXÃO RADIAL = PUNHO COM FLEXÃO UNAR

TORNOZELO
DORSIFLEXÃO = aproximo o DORSO do pé da perna
FLEXÃO PLANTAR = pé de bailarina


INVERSÃO = planta do pé prá dentro
EVERSÃO = planta do pé prá fora

CIRCUNDUÇÃO é a somatória de todos os movimentos que uma articulação realiza(no mínimo 4 movimentos)
Não é um outro movimento, é uma SOMATÓRIA, ou seja, combino vários movimentos, por exemplo o movimento da cabeça em giros constantes...assim como o ombro, o punho e pé.

PLANOS:
SAGITAL = dividindo em esquerda e direita
FRONTAL = dividindo o corpo entre frente e verso
TRANSVERSAL ou HORIZONTAL = facão no meio do corpo

EIXOS:
VERTICAL = de cima para baixo
LATERO LATERAL = atravessando de um lateral a outra
ANTERO LATERAL = atravessando da frente prá trás

O movimento corporal ocorre paralelo a um plano e perpendicular(formar90°) a um eixo.
MOVIMENTO PLANO EIXO
Flexão e Extensão Sagital Latero Lateral
Adução e Abdução Frontal Antero Posterior
Rotação Lateral e Medial Transversal Vertical ou Longitudinal
Exemplo da professora:
Para apagar a lousa, usando Flexão e Extensão o PLANO É SAGITAL
Para apagar a lousa, usando Adução e abdução o PLANO É FRONTAL
Para apagar a lousa, usando ROTAÇÃO o plano e TRANSVERSAL

Grau de liberdade é o numero de eixos de uma articulação.
UNIAXIAL = 1 EIXO exemplo COTOVELO
BIAXIAL = 2 EIXOS exemplo PUNHO
TRIAXIAL = 3 EIXOS exemplo OMBRO e QUADRIL

Biomecanica - Aula Prática

01/09/08
1) Descreva um exercício em cadeia cinemática aberta e fechada para MMSS e MMII
Ato de Escrever - MMSS
Cadeia Aberta: punho, cotovelo e ombro
Exercícios em Barras Fixa - MMSS
Cadeia Fechada: punho, cotovelo e ombro
_____________________________________________________________________________
Salto - MMII
No agachar: Cadeia Fechada: tornozelo, joelho e quadril
No vôo: Cadeia Aberta: tornozelo, joelho e quadril
No aterrissar: Cadeia Fechada: tornozelo, joelho e quadril

2) Descreva os graus de liberdade, movimentos, planos e eixos de rotação para as seguintes articulações:
Ombro: Triaxial, rotação medial e lateral, flexão e extensão, adução e abdução, sagital, frontal e transversal, latero-lateral, Antero-posterior e longitudinal. ESFERÓIDE, realizam todos os movimentos
Cotovelo: Uniaxial, flexão e extensão, plano sagital, latero-lateral
Punho: Biaxial, flexão e extensão, e adução ulnar, e abdução radial, sagital e frontal, latero-lateral e Antero-posterior
Quadril: Triaxial, rotação medial e lateral, flexão e extensão, adução e abdução, sagital, frontal e transversal, latero-lateral, antero-posterior e longitudinal
Joelho: Biaxial, flexão e extensão, rotação lateral e medial, sagital e transversal, latero-lateral e longitudinal
Tornozelo: Axial, torce e flexão plantar, sagital, latero-lateral
3) Durante o ato de se alimentar, desde pegar o alimento com o garfo até levar à boca, descreva os movimentos que ocorrem no punho, cotovelo, antebraço e ombro.

Biomecanica - Graus de Liberdade

25/08/08
1 grau de liberdade - Uniaxial - (um par de movimento) cotovelo, interfalangianas(pontos dos dedos), tornozelos
2 graus de liberdade - Biaxial - (dois pares de movimento) punho e joelho
3 graus de liberdade - Triaxial - (3 pares de movimento) ombro

Cadeia Cinemática
Cadeia lembra estruturas que estão conectadas, que estão unidas.
Temos duas cadeias cinemáticas:
MS - ombro cotovelo e punho - que unem braço, antebraço e mão
MI - quadril joelho e cotovelo - que unem coxa, perna e pé
Cadeia aberta - flexão de braço com peso, a mão se movimenta para cima e para baixo (a mão fica livre no espaço)
Cadeia fechada - flexão de abraço, com as mãos apoiadas no chão (a mão fica fixa no chão)

ARTICULAÇÃO - 2 ossos que se conectam
SEGMENTO - 2 membros que sai de um para outro (exemplo antebraço para a mão)

Questão
Um paciente está segurando um peso de 2kgs na mão na posição fundamental, e está elevando na região lateral do corpo, pergunta-se:
a) Qual o movimento na articulação do ombro?
b) Qual o plano e o eixo de rotação?
c) Quantos graus de liberdade tem a articulação do ombro?
d) Qual a cadeia cinemática?
Respostas:
a) Abdução
b) Plano Frontal - Eixo Antero-posterior
c) 3 graus
d) Cadeia aberta
Cinemática
Descreve o movimento sem se preocupar com as forças que a geram.
Os movimentos básicos (flexão extensão, abdução adução...etc) chamamos isso de osteocinemática (movimento dos ossos)
Agora vamos estudar os movimentos dentro das articulações:
Qdo falamos em articulações, serão sempre 2 ou mais ossos se conectando.
O ombro tem 3 graus de liberdade....
Cabeça do úmero - lembra uma bola, que vai se conectar em uma base.
Cotovelo - lembra a fechadura de uma porta

ROTAÇÃO - rotacional
TRANSLAÇÃO - movimento linear (corpo se desloca COMO UM TODO)

O que influencia no movimento das articulações:
Formato do osso
Numa articulação, sempre terá algo ligando os ossos, tipo, ligamentos, músculos, etc
A posição destes ligamentos, músculos, tbém farão diferença na FLEXIBILIDADE desta articulação.

No corpo temos 3 TIPOS DE ARTICULAÇÕES:
Sinartrose: imóvel - articulações do crânio - osso externo com a costela
Anfiartrose: levemente móvel - articulação radio-unar (entre os dois ossos tem uma fibra)...... cintura pélvica (bacia) - sínfise púbica(parte mais inferior da bacia)
Diartrose ou Sinoviais: livremente móvel - todas sem exceções teram esses 4 itens:
1- Cavidade articular - entre o fêmur e a tíbia (joelho) tenho um espaço.
2- Cartilagem articular -
3- Cápsula articular - onde será banhada pelo líquido sinovial
4- Líquido sinovial - nutrição, lubrificação, etc
De acordo com cada formato das articulações, existe um nome para estas articulações:
Esferóide: lembra esfera - bola e soquet - 3 planos de movimento (OMBRO E QUADRIL)
Elipsóide (condilar): lembra bola de futebol americano - 2 planos de movimento (PUNHO)
Gínglimo: dobradiça - 1 plano de movimento (cotovelo, tornozelo, dedos interfalangianas)
Trocóide: lembra pivô que roda (pirulito)- 1 plano de movimento - somente rotação - radio do cotovelo(pronação e supinação)
Selar: sela de cavalo - 2 planos de movimento - côncava e convexa - (ARTICULAÇÃO DO POLEGAR correto é METACARPIANA DO POLEGAR)
Plana: duas superfícies lisas - deslizam - não tem planos de movimentos - (PUNHO ossos do carpo e TORNOZELO ossos do tarso)

MOVIMENTOS DAS SUPERFÍCIES ARTICULARES
ARTRICINEMÁTICA - MOVIMENTO DENTRO DAS ARTICULAÇÕES
Todas as ARTICULAÇÕES SINOVIAIS possuem estes 3 movimentos:
Rolamento, Deslizamento e Rotação.
Estes movimentos servem para dar maior amplitude de movimento sobre uma pequena superfície.

RELAÇÕES CONVEXO-CÔNCOVAS
Sempre que tiver uma articulação convexo-côncovas
Conforme a cabeça sobe o corpo desce, conforme a cabeça desce o corpo sobe.
OMBRO - ÚMERO
Ao contrario - o corpo acompanha a cabeça (côncovas-convexo)
COTOVELO - RÁDIO

MOVIMENTOS ACESSÓRIOS
Dependem de outro segmento para executá-lo
por exemplo, os dedos, fazem movimentos de:
TRAÇÃO - puxar, afastar
DESLISAMENTO - lateral e Antero-posterior
ROTAÇÃO

Fisiologia - Peroxissomos

29/08/08
Peróxido de hidrogênio (água oxigenada, ao passar no machucado, ele ferve e mata a célula)
Ou seja, ele é agressivo às células.
Origem:
- no REL, através de brotamentos
FUNÇÃO:
transforma o peróxido de hidrogênio, que é lesivo, empacota e o transforma em água.
Oxida (agir com oxigênio) ácido graxo: transforma em CoA - acetil e na mitocôndria pode ser transformado em energia
Peroxissomos - sem ele não tem metabolismo energético

Mitocôndria
Uma membrana externa e uma membrana interna,,,,nesta interna tem uma matriz (lembra uma gelatina)
Ela é independente, pois ela mesma produz proteína, ela se auto regula.
SIMBIOSE = te dou o que tenho de melhor, e vc me dá o que em de melhor.
A mitocôndria não consegue quebrar glicose
E a célula precisa da ATP produzida pela mitocôndria
OXIDATIVA (usando oxigênio)
ATP - oxidando - VIRA ENERGIA
Ficou ADP - pois de tri virou di
ADENOSINA (TRIFOSFATO para DIFOSFATO) ATP ou ADP
Através do OXIGÊNIO removemos uma molécula, por isso vira ADP
Quando ingerimos glicose - ADP é carregada novamente, voltando a ser ATP, e assim sucessivamente.
CICLO DE KREBS: produz NADH para gerar ATP
Isso acontece dentro da MITOCONDRIAS

NÚCLEO
Toma conta de tudo dentro dá célula

Cromatina: é o maior depósito de DNA da célula
Cromatide indica o grau de atividade celular
Prá ser lida ela tem que abrir, condensação ou não-condensada

Morfologia - Bomba de Na+ e K+

22/08/08
Bomba de sódio e potássio
Entra sódio, sai potássio, sem gastar energia
Para a proteína aceitar o sódio, ela muda sua forma e gasta energia.
Prá conseguir energia (atleta de maratona), começa a consumir CO² e não mais O².

ESPECIALIZAÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA
É o que mantém uma célula una a outra.
Junções Fechadas: impede a passagem de substancias entre as células.
Junções Aderentes: impedem a separação
Desmossomos: placa, impedem o rompimento (tendão com tecido muscular, por exemplo)
Hemidesmossomos: liga tecido epterial ao tecido conjuntivo, através da lamina basal
Junções Comunicantes: são canais entre as células

CITOESQUELETO
Microtúbulos - todas as células tem, mantém o aspecto da célula, formado por proteína tubulina
CENTROSSOMO: dentro da célula tem uma área super-densa onde tenho um par de microtubulos, que fazem a migração dos microssomos.9 pares e um no centro chamado centríolo.
CENTRÍOLO - 9 TRINCAS

CITOPLASMA E ORGANELAS
Dentro da célula, a coisa não é líquida, tipo cx d’água.
HIALOPLASMA
Tem um formato que chamamos de COLOIDE (gelatina), ou seja, é bem viscosa, (AMORFO - sem forma)
Composto por água e proteínas. Rico em água para diversas reações químicas.
Contribui para a célula se adaptar.


ORGANELAS
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO
LISO: sem ribossomo
RUGOSO: com ribossomo - processa e direciona proteínas

RIBOSSOMOS - objetivo principal é criar PROTEÍNA
Faz a tradução
RNAm mensageiro - cópia do DNA
RNAt transportador - transporta o aminoácido
RNAr ribossômico - lê o RNA

APARELHO DE GOLGI - empacota as proteínas
Imagine linha de produção - um produz a Tv outro só empacota

LISOSSOMOS
Digestão intracelular

Morfologia - Membrana Citoplasmática

15/08/08
É o envoltório da célula - é aquilo que recobre toda a célula....por isso ela separa o meio interno do meio externo, essa é a sua principal função....outra função é o meio de transporte dos itens de dentro para fora e de fora para fora.....(porta da sala, é o meio de transporte, de entrada e saída da célula). E ao mesmo tempo ela filtra o que pode e o que não pode entrar.
A célula é constituída por uma dupla camada de FOSFOLIPÍDIOS e colesterol com proteínas que flutuam
Contatos com o meio externo e o meio interno - é hidrofílica, ou seja, ela GOSTA de água...tem afinidade com água. E a água tem passagem livre pela membrana,,,ou entrada ou saída.
No centro desta DUPLA CAMADA, ou seja, no meio da face interna e da externa....é HIDROFÓBICA, ou seja, não gosta de água.
Porção de lipídio = gordura - entre as duas camadas internas e externas = HIDROFÓBICA
Porção de fósforo = externa e internamente da célula = HIDROFÓLICA
PROTEINAS INTEGRAIS = elas cruzam completamente a BiCampada.
PROTEÍNAS PERIFÉRICAS = elas não cruzam a membrana,,,,elas só servem de ligação para alguns receptores

Tudo isso serve para a TEORIA DO MOSAICO FLUIDO
Dupla camada de fosfolipídios onde as proteínas e lipídios flutuam entre as camadas.
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FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS
Proteína de canal = no meio dessa proteína tem um buraco, um canal, só que passa por aí água?
Não - pela porção de fosfolipídios passam substancias LIPOSOLÚVEIS (que podem se dissolver nesta membrana)...ex.: água, oxigênio, nitrogênio.
Pelas proteínas passa somente substancias NÃO-LIPOSOLÚVEIS
Proteína Transportadora = não tem a menor afinidade pela membrana nem pela proteína. Ex.: álcool...Ele pegou uma proteína, entrou em contato com ela, mudou a fórmula dela, ou seja, ela mudou de configuração, prá poder entrar a substancia....prá isso ela gasta energia.

Proteína Receptora = serve de ancoragem....ela vai lá e ancora a substancia (bactéria, vírus, fungo..etc). Isso é importante? É...seu organismo tem anti-corpo,,,ou seja um monte de proteínas receptoras....se não houvesse a Receptora, como ele enxergaria a bactéria? Ou seja, o anticorpo, não sabe do vírus da Aids irá fazer...
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Externamente a tudo isso, tenho um porção que envolve toda a membrana, que é chamada de
GLICOCÁLICE
Porção de reconhecimento (exemplo...vc tem o corpo coberto por células....e conforme a idade vai aumentando chegará o momento que a célula parará de crescer) Essa é a função da GLICOCÁLICE, ou seja, avisar prá qdo a célula deve parar de crescer. Se a célula perder esta característica, forma um tumor,,,ou seja perderam a inibição por contato. Qdo uma célula vai crescendo, qdo toca em outra, ela para de crescer,,,,essa é a função da GLICOCÁLICE.
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EXOCITOSE: = para macromoléculas ela empacota, englobamento, ou seja para poder sair
ENDOCITOSE: = para entrada de macromoléculas
1 FAGOCITOSE = entrada de partículas sólidas - exemplo: Envolve o vírus, o digere enviando para dentro da célula
2 PINOCITOSE = entrada de partículas líquidas
3 MEDIADA POR PROTEÍNA =
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PROTEÍNAS CARREGADORAS = ligam a substancia, e se transformam (proteínas carregadoras = transportadoras)
PROTEÍNAS DE CANAIS = passa líquido sai líquido tranquilamente
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Resumão:
PROTEINAS DE CANAIS = NÃO GASTAM ENERGIA E ABREM E FECHAM CONFORME NECESSIDADE
PROTEINAS CARREGADORAS = GASTAM ENERGIA
Sustâncias que estão concentradas fora da célula (exemplo: sódio está concentrado fora....mas para ele entrar usa artifício de gasto de energia, para a proteína aceitá-lo, pois não há afinidade).
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TIPOS DE PROTEÍNAS CARREGADORAS - com mudança de configuração
UNIPORTES = apenas UMA substancia
SIMPORTES = DUAS substancias num único sentido
ANTIPORTES = DUAS SUBSTANCIAS em sentidos diferentes
Isso é importante, pois o que quer entrar e é carregado com positivo....Exemplo para entrar sódio tem que sair potássio, pois os 2 são positivos...senão a célula fica elétricamente mais positiva do que ela é...isso é muito sério, pois QUEBRA O HOMEOSTASIA....se acontecer isso no coração por exemplo...pode provocar disfibrilação, ou seja, condução elétrica errada do coração. Por isso o uso do disfibrilador, para tentar corrigir eletricamente a célula.
Banana e água de coco tem potássio....no exercício físico gasta-se muito potássio,,,,por isso o Guga comia banana para repor.
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GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO = diferença entre substancias no interno e no externo, ou o que ta pouco fora, está querendo entrar, e o que ta pouco dentro querendo sair.
Tem algumas substancias que passam pela membrana,,,pelo excesso de CONCENTRAÇÃO.
GRADIENTE ELÉTRICO = positivo ou negativo....precisa equilibrar esse item importantíssimo. Caso haja muito positivo dentro a tendência é de sair.
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TIPOS DE TRANSPORTE
TRANSPORTE PASSIVO = Passam por minha célula sem gasto de energia....quem faz isso? PROTEÍNAS DE CANAIS E CARREGADORAS
TRANSPORTE ATIVO = substancias que a nossa célula não tem afinidade...pois prá passar tem que gastar. Vão contra o gradiente de concentração(tem vez que mesmo muito concentrado ela entra, prá isso ela gasta energia.). ADT adenosina trifosfato é a linguagem que a nossa célula entende referente a energia.
TRANSPORTE DIFUSÃO SIMPLES = não gasta energia...sempre a favor da concentração, e sempre soluções LIPOSOLUVEIS
TRANSPORTE FACILITADA = não gasta energia, mas necessita de uma proteína carregadora.
TRANSPORTE ATIVO = sempre CONTRA um gradiente de concentração e sempre associado a um tipo de proteína e gasta energia.
PERTUNTA DA PROVA:
Quais os tipos de transportes e quais as suas diferenças.
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OSMOSE - tendência dos liquido migrarem - ir de onde está molhado para onde está seco (balde com água, edredom = edredom vai chupar a água, ou seja, a água ira migrar para onde está seco)
A tua célula não deixa o líquido sair pela pressão OSMÓTICA. Caso haja quebra desta pressão, distensão do pé por exemplo...o líquido da célula saíra,,,,por isso o inchaço da perna.
HIDROSTÁTICA - toda vez que aumenta líquido dentro do vaso, ela vem e coloca prá dentro.
Pressão H = aumento de líquido extracelular (ex.: ingestão de sal, aumenta líquido fora da célula) com isso há uma pressão maior fora, ou seja, há desequilíbrio, há hypertensão.
Pressão O= aumento de líquido intracelular
Equilíbrio dos 2 é extremamente importante, senão há HYPERTENSÃO.

Patologia - Degeneração acúmulo Celular

29/08/08
Degeneração por acúmulo celular (antes da celula morrer, passa por essa degeneração)
Degeneração por intracelular, pois é mais comum acumular dentro das células o que ela mais gosta:
Lipídios - Proteínas - Glicose
Reter líquidos por exemplo, significa que seu rim não está bem, ou seja, seu corpo está acumulando água. Seu organismo passa a não descompactar essas proteínas.
Tem doenças como mal de Alzimer e de Parckson, que passam a não descompactar proteínas.

LÍPIDIOS
Acúmulo da gordura. Ótima fonte de energia, precisamos dessa energia, então seu corpo resolve guardar...teoricamente qdo precisasse estaria lá disponível, o problema é que para gastar essa energia acumulada preciso gastar mais do que vou ganhar.
Esteaotose -acumulo de gordura a nível de fígado. Teu fígado pode parar de funcionar
Causas: álcool, desnutrição protéica, diabetes millitus, obesidade, hepatotoxinas(principalmente por vírus) e drogas.
- Aumento da síntese de AG - ÁCIDO GRAXO ....Há outros no POWER POINT.
Colesterol, ésteres de colesterol
Arterosclerose - acúmulo de colesterol nas artérias.
LDL - baixo peso molecular RUIM gruda na parede arterial
HDL - auto peso molecular BOM
Condição de criar raciocínio LÓGICO:

O paciente não vai te explicar nada, pelo contrário, irá te questionar cada vez mais.

Questão
1) Após uma biópsia ficou constatado que o paciente apresentava uma diminuição no número de miofilamentos, RE e Mitocôndrias. Qual o possível diagnóstico?
Diminui energia na célula com a queda no número de mitocôndrias
RE - produção de hormônios, acúmulo de cálcio para contração. Não está contraindo bem.
MioFilamentos = automaticamente estão diminuídos.
HIPOTROFIA
2) O paciente relata a seu médico que tem o desejo de aumentar a sua massa muscular e para isso deseja realizar um acompanhamento nutricional. Na sua opinião quais os fatores que podem interferir neste processo?
3) Após uma biópsia ficou constatado que o paciente apresentava redução na sua capacidade de síntese protéica e de oxidação. Qual o possível diagnóstico?
4) O paciente indaga ao seu cirurgião plástico que sua cicatrização é anormal. Qual a melhor explicação que o médico poderia dar?
5) Descreva a fisiopatologia da esteatose:
Acumulo de gordura a nível de fígado

6) O envelhecimento é uma das causas de atrofia em pacientes idosos. Quais as demais causas?
- diminuição na carga de trabalho
- perda de inervação
- diminuição do sangue - isquemia
- nutrição inadequada
- perda de estímulo endócrino
- compressão tecidual

7) A hipóxia é uma das causas de lesão celular, cite as demais:
Privação de Oxigênio;
Agentes Físicos;
Agentes Químicos e Drogas;
Agentes Infecciosos;
Reações Imunológicas;
Anormalidades Genéticas;
Desequilíbrio Nutricional.

8) Justifique os padrões de morte celular:
A necrose é a soma das alterações morfológicas que se seguem à morte celular num tecido ou em órgãos vivos. - são geralmente por acidentes, ou estímulo externo.
Na apoptose as células desaparecem de uma forma mais eficiente para o organismo. “Quando a célula programa a sua própria morte”

Patologia - Lesão e Morte Celular

15/08/08
LESÃO É = Tua célula passa por modificações de forma(morfológicas)....ou modificando sua função.
Mas para isso é preciso de um grande estímulo de grande gravidade, e por tempo longo.
Ou seja, o que pode mudar é a intensidade e a duração, para então termos uma lesão, criando desequilíbrio da HOMEOSTASIA.
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Para modificar, ou desequilibrar é preciso:Exemplo: a minha amiga AL vir prá cá, decidiu tomar um banho e tomou choque....meu amigo queimou a TV, levou ao concerto e o técnico disse, troque o flop, ai tinha uma peça chamada capacitor para matner as peças funcionando,,,enfiou a mão e tomou choque grande,,,,com queimaduras de 3º grau.
Mas qdo as duas defesas tem tempo para criar o bloqueio, pode ser que ela seja muito fraca para o mecanismo.
No transporte coletivo, vc teve contato com monte de vírus e bacteérias, seu organismo tem defesa, só que o microorganismo tem alto poder patogênico,,,daqui a 5 6 dias, vc aparece doente, gripe.
TIPOS DE LESÃO Reversível - andando de cavalo, caiu, quebrou o braço, depois de 60 dias imobilizado, o braço atrofia, pelo desuso das células.
Irreversível - no rio de janeiro, errou o caminho entrou na favela, tomou tiro de R15 no braço, lesão da enervação, e perdeu os movimentos .
CAUSAS DA LESÃO CELULAR
Danificam as funções metabólicas - ingestão de muito sal e gordura...a princípio faz mal? Não mas alongo prazo SIM. Obesidade,,,isso criará alterações nas minhas células,,,ou seja, alterações metabólicas. Tem coração tem que mandar mais sangue par ao aumento das células, ele fica força ainda mais....e o volume do coração que é um músculo, aumentará seu próprio volume....por isso a hipertensão.
1- Privação de oxigênio
2- Agentes físicos - radiações gama(Chernobill), raios ultravioletas
3- Agentes químicos e drogas - remédios(intensidade e qtidade), drogas mudam a morfologia da célula para sempre,,,por isso fica dependente.
4- Agentes infecciosos - bactérias, vírus, fungos
5- Reações imunológicas -
6- Anormalidades genéticas - síndrome de down...daltonismo
7- Desequilíbrio nutricional - interfere no estilo de vida da pessoa...por isso é mais complicado. Má dieta alimentar.

MORTE CELULAR = É O RESULTADO FINAL DA LESÃO CELULAR
NECROSE = Por estímulos externos,,,,tudo que vem de fora e matam a célula
Tumefação = aumentada de volume - perderam água e coagularam - perdem função - e a célula se rompeu....isso é NECROSE
APOPTOSE = morte programada das células
Mecanismos moleculares gerais:

ALTERAÇÕES CELULARES DURANTE A ISQUEMIA/HIPÓXIA
Isquemia - definição: é a redução do aporte sanguíneo em uma determinada área do corpo. Deixando de levar oxigênio e nutrientes, dessa forma não havendo trocas gasosas e deixando metabólicos na região. O sangue é carregado de gases e nutrientes quando é sangue arterial. Qdo ele volta ele trás metabólicos e CO².
Hipóxia - definição: é a falta de oxigênio em uma determinada área
Depleção de ATP - (Transporte Ativo que se perde)
Glicose anaeróbica definição: é a quebra da glicose com uso de CO² (GÁS CARBONICO)
Diminuição do pH intracelular = diminui a condição acido básica da célula

TIPOS DE NECROSE - (sempre será por agentes externos, EXÓGENOS)
Coagulativa - é morte celular onde encontramos coágulos sanguíneos
Liquefativa - onde encontramos líquidos (pus)
Caseosa - onde o tecido morto fica com aspecto branco e amarelado
Gordurosa - onde o tecido é substituído por gordura(gotas de gordura na lesão, por exemplo)

ADAPTAÇÕES CELULARES NO CRESCIMENTO E NA DIFERENCIAÇÃO DAS CELULAS
ATROFIA - diminuição do tamanho - mais complicado, pois desiquilibrou síntese e degradação de proteína
HIPOTROFIA - a célula diminui de tamanho momentaneamente

ALGUMAS CAUSAS DE ATROFIA
Deixo de realizar alguma coisa...diminuo a carga de trabalho
Perder inervação, é perder o estímulo nervoso (acidente, fraturou a coluna, e a coluna cortou a medula)
Nutrição adequada -
Sem estimulo hormonal -
Idade - perceba como o idoso vai diminuindo de tamanho, isso é atrofia
Compressão tecidual -